Santa Cruz do Sul

Feirantes exibem produtos inspecionados e rotulados

As agroindústrias de Santa Cruz do Sul apresentaram na tarde dessa quarta-feira, 20, na Feira Rural Central, uma série de produtos que estão adequados à legislação e agora podem ser vendidos em qualquer estabelecimento comercial. Entre eles estão paníficos, itens de origem animal, doces, frutas e vegetais, bem como os processados a partir deles. Após a cerimônia, todos os que estavam na feira, entre clientes, feirantes e responsáveis pelo projeto, foram convidados para uma degustação.

Desde 2022, a Secretaria Municipal de Agricultura, responsável pela coordenação das feiras rurais, realiza um trabalho para promover a legalização dos feirantes envolvidos na produção de processados. O objetivo é transformar o negócio familiar, que muitas vezes é informal, em agroindústrias legalizadas e que cumprem requisitos como adequação das estruturas físicas, controle de pragas, boas práticas na manipulação de alimentos, rotulagem e outros. No rótulo, constam informações importantes de procedência, composição, validade e acondicionamento.

LEIA TAMBÉM: Moradores do Bairro Esmeralda avaliam perdas com a chuva; construtora e Prefeitura se manifestam

Publicidade

De acordo com o titular da pasta, Décio Hochscheidt, o trabalho começou para cumprir a Lei Municipal 9.100/2022, que criou o Programa Municipal da Agroindústria Familiar, cujo propósito é desburocratizar a atuação dos estabelecimentos familiares. “Queremos que os clientes que vão até as feiras possam adquirir produtos processados em boas condições e de qualidade.” Ele destacou a relevância econômica dessa produção local e os benefícios de consumir produtos in natura ou minimamente processados.

Hoje são sete agroindústrias locais já adequadas e outras 13 estão com o processo em andamento. “Assim que o produtor nos procura para demonstrar interesse, ele já recebe a visita dos nossos técnicos, que vão explicar todas as exigências de documentação, estruturas e tudo mais.” O secretário destacou ainda a preparação da infraestrutura para a abertura da 12ª feira rural de Santa Cruz do Sul. O espaço está sendo construído junto à Praça Clari Wildgen, na Rua Venezuela.

Mudança perceptível

Para o piscicultor Edson Daniel Schuck, que está na atividade de produção e da venda de pescados desde 2015 e já se adequou às exigências da legislação, a melhoria é perceptível. Segundo ele, fica mais fácil vender os produtos com embalagem e rotulagem adequada, e há mais tranquilidade para trabalhar sabendo que não há nada que possa ser questionado. Ele frisa a importância do abatedouro de peixes que funciona junto à antiga Granja Municipal. “Muitos vendiam somente durante a Semana Santa, mas agora temos maior disponibilidade e as vendas cresceram muito.”

Publicidade

Schuck: adequação já traz bons resultados

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.