Categories: Santa Cruz do Sul

Feira rural de Santa Cruz completa 41 anos nesta quinta-feira

A Associação dos Feirantes de Santa Cruz do Sul completa 41 anos nesta quinta-feira, 23. A Feira Rural teve início em 1980, com 28 famílias. O primeiro ponto de vendas foi na Rua Galvão Costa, onde os feirantes permaneceram atendendo por duas semanas. Depois passaram para a Rua Ernesto Alves, próximo da antiga Estação Férrea. Mais tarde, foram construídas barracas de madeira cobertas com lona defronte da estação.

Em 1984, foi criada a Associação Santa-cruzense de Feirantes (Assafe), com a finalidade de representar os produtores de hortigranjeiros. A atual feira do Centro foi inaugurada em 1985, com 20 bancas para os produtores. Posteriormente, outros pontos foram agregados em bairros da cidade, até chegar às atuais sete bancas existentes – além do Centro, na Oktoberfest, nos bairros Arroio Grande, Esmeralda, Senai e Santo Inácio e na Avenida Independência. A organização congrega, atualmente, 80 sócios produtores.

Desde o início, a feira passou por uma série de mudanças e adequações para se adaptar à legislação e também ao público consumidor. Com a pandemia, novos desafios surgiram. “Tivemos que nos reinventar. Uma das formas que encontramos foi adotar alternativas de pagamento, através de Pix ou cartão de débito e crédito”, ressalta o presidente da Feira, Carlos Waechter. Recentemente, a Feira Rural recebeu R$ 400 mil em recursos federais que serão utilizados para a revitalização da atual estrutura no Centro.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Feirantes de Santa Cruz passam a aceitar pagamento em Pix e cartões

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.