A Associação dos Feirantes de Santa Cruz do Sul completa 41 anos nesta quinta-feira, 23. A Feira Rural teve início em 1980, com 28 famílias. O primeiro ponto de vendas foi na Rua Galvão Costa, onde os feirantes permaneceram atendendo por duas semanas. Depois passaram para a Rua Ernesto Alves, próximo da antiga Estação Férrea. Mais tarde, foram construídas barracas de madeira cobertas com lona defronte da estação.
Em 1984, foi criada a Associação Santa-cruzense de Feirantes (Assafe), com a finalidade de representar os produtores de hortigranjeiros. A atual feira do Centro foi inaugurada em 1985, com 20 bancas para os produtores. Posteriormente, outros pontos foram agregados em bairros da cidade, até chegar às atuais sete bancas existentes – além do Centro, na Oktoberfest, nos bairros Arroio Grande, Esmeralda, Senai e Santo Inácio e na Avenida Independência. A organização congrega, atualmente, 80 sócios produtores.
Desde o início, a feira passou por uma série de mudanças e adequações para se adaptar à legislação e também ao público consumidor. Com a pandemia, novos desafios surgiram. “Tivemos que nos reinventar. Uma das formas que encontramos foi adotar alternativas de pagamento, através de Pix ou cartão de débito e crédito”, ressalta o presidente da Feira, Carlos Waechter. Recentemente, a Feira Rural recebeu R$ 400 mil em recursos federais que serão utilizados para a revitalização da atual estrutura no Centro.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Feirantes de Santa Cruz passam a aceitar pagamento em Pix e cartões
This website uses cookies.