Feira integra patrimônio histórico e cultura local em Rio Pardo

O Centro Regional de Cultura Rio Pardo realiza nesta sexta-feira, 3, e no sábado, 4, uma feira cultural, das 11 horas às 21 horas, sem fechar ao meio-dia, para comemorar os 16 anos de criação da organização. O evento ocorrerá no interior do prédio e na área externa, e será um lugar de integração entre o patrimônio histórico e o desenvolvimento local. O espaço se tornará uma vitrine que dará visibilidade para os mais de 20 expositores de produtos, como livros, gastronomia e artesanato.

O público encontrará na mostra e venda de produtos artesanais uma variedade de artigos caseiros de rio-pardenses, como doces e salgados, conservas, os tradicionais sonhos, cucas, cerveja artesanal, decoração para a casa e de Natal, peças em cerâmica, mandalas, cristais, camisetas com estampas, flores e outros. Ainda haverá programação com contação de histórias infantis, espaço kids com brinquedos para a criançada e música ao vivo com artistas locais.

Os visitantes também poderão conhecer o patrimônio histórico e a diversidade cultural no prédio da antiga Escola Militar. A edificação possui história própria, pelas diferentes utilizações no decorrer dos anos. Fundado em 8 de dezembro de 2005, após a restauração, o Centro Regional de Cultura é responsável pela administração do prédio e a realização de projetos e ocupação para o desenvolvimento na área. Os objetivos da organização são fomentar e dialogar sobre a diversidade cultural, bem como preservar e valorizar a cultura e história do município. Disponibiliza a moradores da cidade e região atividades como oficinas de dança, balé, violão, canto, informática, xadrez, artesanato e pintura.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: famílias lotam a Praça Getúlio Vargas para acompanhar a abertura da Christkindfest

A estrutura de 1,8 mil metros quadrados funciona em um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul, que tem 136 anos de história. Foi restaurado entre 2002 e 2005, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O Centro de Cultura dispõe de diferentes salas multiuso, que podem ser utilizadas por empresas, escolas e comunidade, para cursos, palestras e encontros. O local abriga o Memorial do Exército, uma exposição permanente sobre a história do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, a Biblioteca Municipal e o Conservatório de Música de Rio Pardo. A feira cultural tem como apoiadores a Rádio Rio Pardo FM, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, além das pastas de Obras e Educação.

Programação

Sexta-feira

  • 11 horas: abertura da feira
  • 14 horas: Kalunga – contação de história (evento no auditório com ocupação lotada)
  • 19 horas: show com Caio Azeredo
  • 21 horas: encerramento

Sábado

  • Espaço Kids com brinquedos para as crianças (o dia todo)
  • 11 horas: abertura da feira
  • 14 horas: Anamaria Moreira – contação de histórias infantis
  • 19 horas: show com Marina Horn
  • 21 horas: encerramento da feira

Expositores

Participarão da feira os seguintes expositores: Doçuras de Rio Pardo, Helena Etges – Cucas Artesanais, A Ladeira Beer – Cerveja Artesanal, Paulo D’Corações, Sandra Doces, Doce Sabor, Júlia Kock, EcoTok, Associação dos Artesãos de Rio Pardo, Casinha Azul de Rio Pardo, Ateliê da Sisla, Zélia Kaufmann, Artes das Rôs, Arte de Ser, Ateliê Artes da Gaby, Associação dos Sonhos e Produtos Caseiros, Polo EAD Cruzeiro do Sul e também Delícias da Chica.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Natal 2021 em Vera Cruz terá programação na cidade e interior

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.