Um dos pontos da Expoagro Afubra que mais atrai público é o das máquinas agrícolas. O simples acelerar de um trator já é o suficiente para juntar mais de uma dezena de pessoas ao redor do veículo. É uma área que traz as mais importantes novidades do agronegócio e tem a inovação como palavra de ordem. Na parte da Dinâmica de Máquinas, coordenada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), as demonstrações também agregam conhecimento ao produtor que quer conhecer o que de mais novo há no mercado. São plantadeiras, adubadeiras, pulverizadores, cultivadores, entre outros vários equipamentos utilizados nas lavouras.
Como um grande carro de controle remoto, o trator pulverizador desfila pelas vias da feira e atrai o olhar curioso dos visitantes. O equipamento foi levado para a Expoagro pela Timber. O representante da empresa, Márcio Busanello, faz a demonstração do veículo autônomo pulverizador, que serve para pulverizar pomares, hortaliças e para operar dentro de cultivos protegidos. “São duas turbinas, conseguimos fazer uma autonomia de quatro horas de operação com ele, trabalhamos com baixa vazão. É um veículo elétrico, e toda operação é feita pelo software, utilizamos um aplicativo, mapeamos a área onde ele vai operar e ele vai lá e executa sozinho a atividade”.
LEIA MAIS: Inovação no manejo é destaque no Dia do Arroz
Publicidade
Busanello também explica que o equipamento está sendo demonstrado na Expoagro pois é considerado inovador. “Ele é o primeiro no Brasil. Por ser autônomo, a gente tira o operador, já que a atividade de pulverização de químicos é insalubre e corre risco de se contaminar”, completa.
Muito se tem falado sobre a estiagem que assolou o Rio Grande do Sul nos últimos meses. Outro problema foi a falta de energia elétrica que também trouxe prejuízos para produtores rurais. Produtores de leite, por exemplo, perderam muito pois não tinham onde armazenar os produtos de forma correta devido à falta de luz. Pensando nisso, a Husqvarna foi à 20ª Expoagro com equipamentos feitos para melhorar a vida no campo.
Paulo Figueiredo, consultor técnico de produtos, fala sobre quatro modelos de motobomba que estão na feira e que vêm para ajudar na questão da estiagem. “Fizemos um sistema que qualquer pessoa, com o menor esforço físico, consegue arrancar o equipamento para fazer ligar, fora a economia de combustível e a facilidade em movimentar”.
Publicidade
LEIA MAIS: Espaço da piscicultura apresenta bons resultados na produção de tilápias
Um gerador de energia também está sendo demonstrado pela empresa e é considerado exemplo de inovação. “Vimos que no Rio Grande do Sul, quando falta luz demora dois, três dias pra voltar. É para o pessoal que trabalha com leite, com câmara de resfriamento e até para residência”.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A EXPOAGRO AFUBRA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.