Regional

Feira em Santa Cruz evidencia ações para a prevenção de doenças

Quem cruzou pela Praça da Bandeira na manhã ou tarde dessa quarta-feira, 16, possivelmente notou a presença de entidades e instituições em frente ao Palacinho da Prefeitura, em meio a uma decoração com tons de rosa. O movimento era relativo à primeira Feira Rosa por Você, realizada pela Coordenadoria da Mulher, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

LEIA TAMBÉM: Grupos da maturidade abrem a segunda semana da 39ª Oktoberfest

O evento foi promovido em alusão ao Outubro Rosa, mês que alerta para o combate e prevenção do câncer de mama e de colo de útero. O espaço montado para receber a comunidade reuniu representantes de entidades, que promoveram uma reflexão sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças. Além disso, informaram sobre as atividades realizadas nas instituições, venderam produtos e ofereceram serviços em saúde.

Publicidade

A coordenadora municipal da Mulher, Fátima Gilvandra Rodrigues, afirmou que o principal objetivo da ação consistia em sensibilizar a população sobre os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce. Com os altos índices de câncer registrados, Fátima alertou sobre a importância do cuidado com a saúde. “Acreditamos que levar essa informação é a melhor forma de proteger a vida.”

Apoio a pacientes

Entre as entidades presentes estava a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz do Sul. Michele Henn Waechter, diretora social da organização e responsável pela captação de recursos, falou sobre a atuação da Liga no município. Segundo ela, uma das vertentes é o trabalho de prevenção ao câncer por meio de palestras, campanhas e parcerias com outras instituições e empresas.

LEIA TAMBÉM: Clima afeta preço e produção de morango na região

Publicidade

A outra linha consiste no apoio ao paciente de baixa renda em tratamento oncológico a partir do fornecimento de cestas básicas, entrega de medicamentos, empréstimos de material hospitalar e visitas domiciliares. Durante a feira, voluntárias do grupo levaram produtos para venda, visando a arrecadação de recursos em benefício dos pacientes. O grupo também realizou uma atividade a partir do Projeto Mãos Ligadas. “É um encontro que acontece toda semana junto dos pacientes. Um grupo de apoio e troca de experiências”, comentou Michele.

Aula de embelezamento

O projeto de extensão Pró Saúde, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realiza ações focadas no bem-estar da população. Um dos subgrupos do projeto, voltado para saúde e beleza, é coordenado pela professora Cláudia Muller e oferece oficinas de automaquiagem e cuidados com a pele. Buscando elevar a autoestima das mulheres que participaram da Feira Rosa por Você, estudantes ligados ao projeto ofereceram uma aula de automaquiagem para visitantes do evento.

Matheus e as colegas Juliana Goettems e Lauren realizaram oficinas com o público

A estudante de Estética e Cosmética e bolsista do projeto, Lauren Teichmann, 18 anos, explicou que as atividades ocorrem conforme a demanda, com oficinas já promovidas nos Cras Beatriz Frantz Jungblut e Bom Jesus, além da localidade de Cerro Alegre. “O projeto existe há cerca de dez anos. Quem participa são bolsistas da Unisc de cursos variados como Estética, Farmácia e Biomedicina.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Okotber: rodada dupla de chope é sucesso

As oficinas começam com uma parte teórica, seguida pela prática. “Iniciamos com higienização e hidratação da pele, depois vamos para as técnicas de maquiagem, como iluminação e contorno”, explicou Lauren. Segundo ela, muitas participantes nunca tiveram a oportunidade de se maquiar, o que torna a experiência ainda mais especial. “Elas ficam superfelizes, e também é um momento de aprendizado para nós.”

Junto de Lauren, o bolsista do projeto e aluno do curso de Farmácia, Matheus Motta, 18 anos, auxilia na organização das oficinas. Ele relata a satisfação em ver a alegria das participantes. “Eu não participo tanto da parte prática, mas ajudo na organização. E é muito bacana ver o quanto o pessoal fica feliz. Para muitas, a maquiagem e o cuidado com a pele são novidades.” Além das oficinas de automaquiagem, o projeto trabalha com limpeza de pele a partir do uso de produtos específicos, de modo a ampliar o cuidado com a saúde e a autoestima dos participantes.

Publicidade

*Colaborou John Kaercher Machado

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.