Da Granja Municipal, em Linha Santa Cruz, duas toneladas de peixes devem ser levadas até cinco pontos de feiras rurais nesta segunda-feira, 4. Elas vêm de propriedades de quatro piscicultores da Associação Santacruzense de Produtores de Peixe (ASPP) que passaram a realizar o processamento na última terça-feira, 26, no abatedouro inaugurado no dia 21.
No início da semana, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), espécies como carpa e tilápia estarão à disposição nas unidades do Centro, Bairro Universitário, Arroio Grande, Parque da Oktoberfest e em Linha Santa Cruz, em mais uma edição da Feira do Peixe, das 8 às 18 horas.
De acordo com o engenheiro agrícola e responsável técnico pelo abatedouro, Marco Alves, no local são realizados processos de limpeza dos animais, corte e empacotamento. Apesar da capacidade de beneficiamento ser de até uma tonelada por dia, hoje os produtores ocupam o espaço com 400 quilos por dia, em média.
Publicidade
“Antes esse trabalho era feito nas propriedades. Agora, no abatedouro, é possível contar com inspeção sanitária, o que vai proporcionar abertura de novos mercados aos criadores e também segurança alimentar ao consumidor”, afirma Alves. A nova estrutura representa um investimento de R$ 220 mil e compreende 340 metros quadrados.