O tempo colaborou com a comunidade de Rio Pardo. A manhã dessa quarta-feira, 10, proporcionou uma bela paisagem para a abertura da 32ª Feira do Livro, que ocorre no Largo da Praça Protásio Alves em frente à Igreja Matriz. A cerimônia de abertura foi realizada no Salão Paroquial da Igreja e contou com a presença de alunos, professores e convidados.
Esta edição traz como tema O ato de ler te conecta e tem como patrono o escritor Alcy Cheuiche, autor de obras como a A Guerra dos Farrapos. Durante a abertura, o prefeito de Rio Pardo, Rogério Luiz Monteiro, falou com alegria sobre as mudanças do evento deste ano. “É a primeira vez que conseguimos trazer um patrono de tanta importância e envergadura. Estamos muito contentes também porque conseguimos reunir nesse espaço essas crianças maravilhosas. Elas são a razão da Feira do Livro. A leitura é importante em qualquer idade”, destacou.
LEIA TAMBÉM: Retomada da 5ª Festa Literária de Santa Cruz será “esquenta” para Feira do Livro
Publicidade
Para o secretário municipal de Educação, Telmo Berger, a pessoa que lê ganha novas possibilidades todos os dias. “Nós vivemos um momento em que precisamos fazer um grande progresso cultural na vida da nossa população. E para fazermos a diferença, precisamos de atitudes. Nos anos anteriores, a Feira do Livro era feita juntamente com outro evento, e não se dava a atenção necessária para a programação cultural. Mas o dia desta quinta-feira, 11, marca o que será a nova reestruturação da nossa feira”, confirmou o secretário.
Neste ano, há cinco bancas e 7 mil exemplares disponíveis para venda. É a terceira vez que Marcelo Nunes, funcionário da livraria Estação das Palavras, participa da Feira do Livro de Rio Pardo. Ele afirma que as obras mais procuradas são as dos gêneros de autoajuda, infantil e infantojuvenil.
Sobre as vendas, Nunes relata que a expectativa é de recuperação da economia. “As feiras estão recomeçando agora e não sabemos como será o movimento de pessoas, mas esperamos que o público compareça e adquira produtos para ajudar o comércio local”, declarou.
Publicidade
LEIA MAIS: Alcyr Cheuiche é o patrono da Feira do Livro de Rio Pardo
Agenda
Quinta-feira, 11
- 8 horas – Abertura das bancas de livreiros
- 9 horas – Performance literária com o Grupo Vivandeiros da Alegria; contação de história com a Professora Gisele Lunardi
- 10 horas – Recital “A arte como Expressão Humana, e o Amor como Objeto de arte”, com o autor Alessandro Palmeira de Vasconcelos Leite
- 13h30 – Grupo Vivandeiros da Alegria – Animador Cultural: Roger Castro
- 14 horas – Encontro com o escritor Alcy Cheuiche (patrono da feira)
- 15h30 – Performance literária com Grupo Vivandeiros da Alegria
- 15h30 – Palestra “Silêncio nos livros”, com o escritor Alessandro Palmeira de Vasconcelos Leite, e encontro com os escritores locais Alexandre Figueiró e Loreci Rocha Lemes
Sexta-feira, 12
- 8 horas – Abertura das bancas de livreiros
- 9 horas – Animação cultural com o Grupo Vivandeiros da Alegria e contação de história com Gisele Lunardi / Bate-papo com o autor Alessandro Palmeira de Vasconcelos Leite
- 9 horas – Encontro com o escritor local Rafael Borges
- 10 horas – Encontro com o escritor Alcy Cheuiche
- 13h30 – Animação cultural com o Grupo Vivandeiros da Alegria e contação de história com a Professora Gisele Lunardi
- 14 horas – Encontro com o escritor Alcy Cheuiche
- 15 horas – Animação cultural com os Vivandeiros da Alegria
Sábado, 13
- 8 horas – Abertura das bancas de livreiros/ Bate-papo com o autor Alessandro Palmeira de Vasconcelos Leite
- 8h30 – Apresentação artística: Seresteiros de Rio Pardo
- 9 horas – Animação cultural com o Grupo Vivandeiros da Alegria
- 10h30 – Espetáculo teatral O Pequeno Príncipe
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade