Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Feira do Livro inicia nesta segunda e espera 30 mil visitantes

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Feira do Livro ocorre de 29 de abril a 5 de maio, na Praça Getúlio Vargas

Santa Cruz do Sul recebe, a partir desta segunda-feira, 29, a 35ª Feira do Livro e a 1ª Festa Literária Internacional. Durante sete dias, os visitantes vão poder conferir milhares de livros à venda nas 18 bancas espalhadas pela Praça Getúlio Vargas, além de atrações artísticas para todas as idades, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e bate-papos com escritores.

Os livreiros começam a atender às 8h30 da manhã. A programação do primeiro dia inclui conversa com a escritora Paola Severo (às 9 e às 14 horas) e apresentação dos “Vivandeiros da Alegria” (13h30 e 16 horas). No primeiro dia, o público-alvo são as turmas do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental. A abertura oficial será às 19h30, com a apresentação do “Sarau Elétrico”.

LEIA MAIS: De que maneira eventos como a Feira do Livro fomentam a economia

Publicidade

A expectativa da organização é de que 30 mil pessoas compareçam à feira até o dia 5 de maio, data de encerramento. Segundo a coordenadora da feira e agente cultural do Sesc Santa Cruz, Lisiane Camargo, a quantidade é semelhante às edições anteriores.

Lisiane destacou que a troca de data do evento desde o ano passado – foi de setembro para maio – se mostra positiva em vários aspectos. Citou, entre eles, o fato de haver menos feiras nesta época no Estado – a maioria ocorre no segundo semestre –, facilitando a organização dos livros e das escolas.

E apesar da previsão de chuva predominar nesta semana, a coordenadora enfatiza que a estrutura
foi planejada e montada levando em consideração o clima. Mencionou ainda que o forte temporal que atingiu o município no final de semana não provocou danos na estrutura. “A instabilidade do tempo sempre acompanha o evento.”

Publicidade

Livreiros finalizaram preparativos no domingo

O trabalho nas bancas foi intenso na manhã do domingo, 28. Os primeiros livreiros chegaram cedo para tirar o acervo das caixas e preencher as estantes. O proprietário da JLB Livros, Jorge Luiz Barbosa, de 65 anos, trouxe cerca de 2,2 mil obras de sua distribuidora, localizada em Porto Alegre. Com um catálogo diversificado, tem como carro-chefe material espírita e de autoajuda.

LEIA TAMBÉM: Livrarias de todo o Estado se preparam para a Feira do Livro de Santa Cruz

Barbosa espera vender pelo menos 30% do que trouxe. Para isso, fará promoções de até 60% de desconto. Participante da Feira do Livro de Santa Cruz há 15 anos, elogiou a organização do evento, que contribui para os negócios. “A feira de Santa Cruz é uma das melhores do Estado”, afirmou.

Publicidade

Os primeiros compradores apareceram ainda enquanto o livreiro organizava a banca. O vendedor
Alberto Carlos Henriqson, de 57 anos, saiu da missa na Catedral São João Batista e foi até a Praça Getúlio Vargas verificar a montagem da feira. Saiu com dois livros espíritas. Para o morador do Bairro Goiás, o evento é fundamental para estimular a leitura. “Tu acaba visitando o espaço, olha uma obra interessante e compra”, disse.

No outro lado do chafariz, a banca da Noble Book, de São Leopoldo, estava nos preparativos finais para a abertura. O proprietário Volmir Dias da Costa, de 50 anos, trouxe um acervo de mais de 4 mil livros, e promete descontos. Além dos “best-sellers”, conta com obras diferenciadas para os leitores mais
ávidos. “Muitos visitantes querem edições mais difíceis de encontrar e vão ficar garimpando até encontrar. O diferente chama a atenção”, afirmou.

Costa participa desde 2010. O motivo de voltar todos os anos é o comprometimento da organização
e o fato de a comunidade prestigiar o evento. “É uma sociedade que vaza a leitura, o saber e o conhecimento”, afirmou.

Publicidade

Talk-show com Martha Medeiros

A patrona da 35ª Feira do Livro, a escritora porto-alegrense Martha Medeiros, estará na terça, 30, em Santa Cruz. Ela participará de um talkshow no auditório central da Unisc, a partir das 19 horas. Para participar do evento, é necessário obter um ingresso solidário, mediante doação de um quilo de alimento não perecível. Ele pode ser retirado no estande do Sesc na feira ou pelo telefone (51) 3713 3222.

Na terça-feira, a feira também promove um encontro com a escritora homenageada, Marli Silveira, e
com a personalidade incentivadora da leitura, Elenor Schneider. Será às 15 horas, na Praça Getúlio Vargas.

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.