Apesar do tempo ruim durante a abertura da 35ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul e 1ª Festa Literária Internacional, a cultura teve espaço. Mesmo sob a chuva e o vento na noite dessa segunda-feira, 29, o clima era de festa na Praça Getúlio Vargas com a presença do Sarau Elétrico.
O primeiro dia de evento encerrou-se trazendo o popular encontro de leitura que ocorre há mais de 20 anos em Porto Alegre. Semanalmente, o professor Luís Augusto Fischer, a escritora Claudia Tajes e a radialista Katia Suman se reúnem no Bar Ocidente, no Bairro Bom Fim, e fazem a leitura de livros a partir de um tema. Nas banquetas do local, já receberam renomados escritores e artistas de todo o País.
ASSISTA: Gazeta Notícias repercutiu a Feira do Livro na edição desta terça-feira
Publicidade
Apesar da troca de ambiente, o trio subiu ao palco da feira seguindo a tradicional performance com a seleção de textos inspiradores de livros novos. Na primeira rodada, a saúde foi a temática escolhida por meio de trechos das obras A cor púrpura da epilepsia, de Carlos Scomazzon, O homem trocado, de Luis Fernando Verissimo e Outra biografia, de Rita Lee. “A partir da leitura em voz alta, acabamos revelando e mostrando aspectos que não são tão óbvios em uma leitura silenciosa”, enfatizou Katia.
A apresentação é apenas uma das atrações que o público vai poder conferir até domingo, quando a feira termina. Conforme o diretor do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz, Fabrício Gianezini, o primeiro dia foi marcado por um grande público visitando as 18 bancas de livros, apesar da chuva. “Passamos ilesos pelo temporal no sábado e estamos aqui para celebrar esse evento que veio para ficar. O público vai encontrar muito calor humano, acolhimento e cultura”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Parque do Trabalhador é adiado; veja nova data
Publicidade
Os tradicionais balaios com descontos podem ser encontrados nas bancas. Títulos nacionais e internacionais para todas as idades estão disponíveis a preços acessíveis. No estande da Pró Cultura, de Canela, há obras infantis e infantojuvenis com valores promocionais, incluindo clássicos da literatura. “Temos obras a partir de R$ 5,00”, afirmou o livreiro Luiz Antônio Cechinato, de 59 anos. Com um acervo especial para crianças, participa da feira há uma década. “É sempre bom voltar para Santa Cruz.”
Já na banca da Livraria Santa Rita, de Santa Maria, o balaio tem livros para os pequenos a partir de R$ 2,00. Para o livreiro Sérgio Renato de Medeiros, de 65 anos, os descontos são importantes para facilitar o acesso à leitura. “É nossa responsabilidade incentivar a população a ler”, destacou. Com cerca de 1,5 mil livros no acervo, possui um catálogo diversificado para todos os gostos. Há nove anos participa do evento em Santa Cruz. “Estou bem confiante, porque as expectativas são sempre ótimas”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Chuva provoca alterações na programação da Feira do Livro
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.