O reinado dos livros no Parque da Oktoberfest chegou ao fim nesse domingo. Desde o dia 11, a 28º Feira do Livro de Santa Cruz do Sul ocupou o pavilhão dois do complexo. Na edição de 2015, mais de 23 mil pessoas passaram pelo local durante os nove dias. As vendas fecharam em 12 mil exemplares. Os números são inferiores ao ano passado, quando foram registrados 37 mil participantes e 21 mil obras comercializadas.
Mesmo assim, a gerente do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz do Sul, Roberta Pereira, fez avaliação positiva. Ela destacou a mudança de local – antes as atividades eram na Praça Getúlio Vargas – e o sucesso da programação cultural. Apesar da queda nos índices de participação e vendas, segundo Roberta, o novo ambiente ofereceu mais conforto aos visitantes nos dias de chuva.
A gerente atribuiu o número de livros comercializados, além da troca de local, à situação econômica e ao mau tempo. “Perdemos o público circulante, que comprava por impulso”, observou. Dessa forma, Roberta lembrou que o objetivo da Feira do Livro é propiciar contato com a literatura e seus autores, sem tornar a questão de venda prioridade. Ela acredita que no próximo ano, a comunidade já estará mais habituada a ir até o Parque da Oktoberfest, já que o local será mantido para a 29º edição.
Publicidade
Nos próximos dias, a comissão organizadora se reunirá para uma avaliação do evento, já projetando o próximo. Um dos pontos a serem debatidos é a data em que será realizada a Feira do Livro de 2016.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DA GAZETA DO SUL
Publicidade
This website uses cookies.