A 21ª edição da Feira do Livro de Vera Cruz foi aberta na manhã desta quarta-feira, 8, com a presença da patronesse do evento, Marli Silveira. A proposta desta edição é levar diferentes públicos até a Praça José Bonifácio. As atrações variadas da programação são um convite para que não apenas professores e estudantes visitem os estandes, mas toda a comunidade.
Marli, que é poeta e escritora se emocionou ao falar da vinda da família para Vera Cruz, no ano em que a cidade se emancipou, em 1959. Ela recordou o primeiro prêmio literário que recebeu, ainda na terceira série da Escola Estadual Tenente José Jerônimo Mesquita. “Escrevo por entender que as pessoas precisam encontrar umas às outras. É através da leitura que conectamos nossas almas e crescemos como seres”, sintetizou.
O secretário de Educação, Cláudio Stoeckel, enalteceu a sintonia entre as secretarias e a unificação de diversos eventos em um só. “Literatura e teatro caminham juntos. A Feira do Livro agora também é espaço da Mostra de Teatro, da formação de professores, de desafiar estudantes e tantas outras atividades, que ofereceremos até domingo”, sublinhou.
Publicidade
O secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Lucas Dalfrancis, lembrou as dificuldades que o poder público tem encontrado para organizar eventos em tempos de crise econômica. “É desafiador e ao mesmo tempo recompensa contar com a cooperação de tantas pessoas pelo bem comum”, agradeceu o titular da pasta
Para declarar aberta a Feira do Livro de Vera Cruz, o prefeito Guido Hoff citou a “oportunidade de conhecimento e experimentação de ideias que o evento proporciona à cidade”. O chefe do Executivo também falou da necessidade de conter gastos e da busca por parceiros. “Obrigado Sesc, Kopp, Unisc, Sicredi, Totem Vestibulares e Grupo Arauto”, exaltou.
A Feira do Livro tem como tema A arte de contar histórias. Entre as atrações estão a comercialização de obras de seis livreiros, contação de histórias, personagens vivos, shows musicais, Festival de Food Trucks, lançamento de livros, desafio literário e peças de teatro produzidas pelas escolas da rede municipal de ensino. Serão encenados 23 espetáculos.
Publicidade
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira, 8:
19 horas – Palestra criativa sobre a missão social de ensinar com Eric Chartiot. Tema: Contos Mágicos. Evento direcionado para educadores.
Publicidade
20h30 – Show acústico com Prego Lima
Quinta-feira, 9:
(Manhã)
Publicidade
Emei Vovô Adail I O vale dos sentimentos
Emei Pingo de Gente I A confusão na floresta
Escola Pé Pequeno I As “borboletas” de Vinícius de Moraes
Publicidade
Emei Sabor de Alegria I Coreografia – História contada: A sementinha
Escola Espaço Criança I O casamento da Dona Baratinha
(Tarde)
Emef Professor Candido Pritsch I A Margarida Friorenta
Emef Gonçalves Dias I Qual a cor do amor?
Emef Intendente Koelzer I Os três na árvore
Escola Estadual Walter Dreyer I Como cuidar do lugar que vivemos
(Noite)
19 horas – Duelo do Saber. Perguntas e respostas de português e de matemática, num desafio criativo entre alunos da rede municipal de ensino. Coordenação: Manfredo Brandt.
Sexta-feira, 10:
(Manhã)
Instituto Sinodal Imigrante I A volta ao mundo em 80 dias
Escola Estadual Frederico Augusto Hanemann I A mudança
Escola Estadual Vera Cruz I Deu a louca na Julieta
(Tarde)
Emef Jacob Blész I A Cigarra e a Formiga
14 horas – Premiação da 3ª Campanha de Educação no Trânsito.
Promoção: Município de Vera Cruz, Kopp Tecnologia e Grupo Arauto.
Emef José Bonifácio I A Baratinha
Emef Elemar Guilherme Kroth I O Canto de Romeu & Julieta
(Noite)
19 horas – Sarau Literário com Luiz Coronel e Marli Silveira, fragmentos narrados na obra Poéticos – publicação da Edunisc, 2014.
20h30 – Show acústico com Érico Fanfa
Sábado:
(Manhã)
10 horas – Lançamento do livro da Família Pauli: História e Trajetória do Vale do Mosel ao Sul do Brasil.
(Tarde)
13h30 – Premiação do 1º Desafio Literário
14 horas – A vida de um Youtuber I Com a participação de Foguinho & Dudu Moura. Intermediação de Juliano Pauli. Lançamento do livro GTA VIDA REAL, de Ricardo Duren e Dudu Moura
15 horas – Oficina de desinibição. COMO FALAR BEM, com a jornalista Josiléri Cidade.
16 horas – Escolha da Garota Estudantil
(Noite)
19 horas– Acústico com Diego Dettenborn
20h30 – Banda Naquele Pick
Domingo, 12:
15 horas – Banda Municipal de Vera Cruz
16 horas – Orquestra da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
17 horas – Coral Municipal de Vera Cruz
18 horas – Encerramento da Feira
This website uses cookies.