O Rio Grande do Sul já faz a contagem regressiva para o retorno dos livros (e, com eles, dos leitores, dos autores e dos livreiros) para a Praça da Alfândega, no coração de Porto Alegre. A partir da próxima sexta-feira, dia 27 de outubro, e até o dia 15 de novembro, a Capital vai respirar cultura e saber, a partir da celebração da leitura. O lema da 69ª Feira do Livro é “Quem lê, sabe o caminho”.
Talvez nada seja mais oportuno do que essa lembrança e essa afirmação em tempos conturbados, marcados por tanta fake news e desinformação, que, justamente, desviam as pessoas do caminho, ou da direção certa. A organização do evento fica a cargo da Câmara Rio-grandense do Livro (CRL), com apoio institucional e patrocínio de inúmeras instituições, entidades e empresas.
LEIA TAMBÉM: Duca Leindecker: “A literatura é transformadora”
Publicidade
Diariamente, das 10 às 20 horas, a praça e espaços de entorno, como os museus, os memoriais e os centros de cultura, sediarão sessões de autógrafos, palestras, bate-papos e outros momentos de reflexão e de congraçamento. Entre os lançamentos, centenas de obras nacionais e estrangeiras. Ao todo, 70 estandes vão recepcionar o público no ambiente da feira, número que, se é menor do que edições anteriores à pandemia, sinaliza para uma importante retomada de um dos maiores eventos literários a céu aberto das Américas.
A programação trará eventos direcionados às mais variadas áreas do saber, mas temas como antirracismo, diversidade e sustentabilidade serão recorrentes. Ao mesmo tempo, não faltará espaço para assuntos que dominam os debates, como a inteligência artificial. Sobre ela, um especialista internacional virá conversar, o escritor e neurocientista Miguel Nicolelis. Ele estará no auditório Barbosa Lessa, do Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1223), já no primeiro sábado do evento, dia 28, a partir das 17h30.
LEIA TAMBÉM: Nobel de Literatura 2023 vai para o norueguês Jon Fosse
Publicidade
O médico oncologista Gilberto Schwartsmann será o mediador da palestra. Nicolelis é pioneiro na pesquisa em interface cérebro-máquina, ternologia que permite a captação das dinâmicas cerebrais em computador. Fundou e é diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University, nos Estados Unidos.
Outras atrações são Natalia Timermann, no mesmo dia 28, às 16 horas, e no mesmo ambiente; Clóvis de Barros Filho, no dia 30, às 18 horas, no Teatro Carlos Urbim; Sidarta Ribeiro, no mesmo dia 30, às 17h30, no Auditório Barbosa Lessa; Bela Gil, no dia 5 de novembro, às 15 horas, no mesmo local; e Nelson Motta, no dia 11 de novembro, a partir das 16 horas, também no auditório Barbosa Lessa. Santa Cruz do Sul e a região marcarão presença, com lançamentos e sessões de autógrafos de escritores locais. Ao longo do evento, a Gazeta do Sul divulgará os eventos, com horários e local, para o público que tenha por interesse acompanhar essas atividades e prestigiar os autores na Capital.
LEIA TAMBÉM: Ailton Krenak ganha eleição na ABL e se torna o primeiro autor indígena imortal
Publicidade
Como por tradição, a feira dá espaço para muitos autores estrangeiros. E a edição deste ano reserva algumas visitas que devem interessar, e muito, aos leitores. É o caso das médicas norueguesas Nina Brochmann e Ellen Stollen Dahl, que atuam junto a jovens, refugiados e profissionais do sexo, e que estarão no Auditório Barbosa Lessa às 16 horas do dia 29 de outubro.
Ainda estarão presentes a escritora boliviana Giovanna Ribeiro, que estreia com livro de contos no Brasil e conversa no dia 1º de novembro, às 17h30, no mesmo local; do argentino Nicolás Ferraro, que às 17 horas de 4 de novembro, no Auditório do Memorial do RS, falará sobre sua obra, voltada ao gênero policial; da cubana Teresa Cárdenas, que palestra no mesmo dia, às 16 horas, no Auditório Barbosa Lessa; da escritora portuguesa Joana Bértholo, no dia 8 de novembro, às 17h30, no mesmo local; da colombiana Velia Vidal, no dia 9, às 10h30, no auditório do SindBancários; do escritor alemão Eckhart Nickel, no dia 9, às 15 horas, no Auditório do Memorial do RS; e do escritor Faisal Al Suwaidi, dos Emirados Árabes Unidos, que lançará Sob as asas dos anjos pela editora Rua do Sabão e estará no Auditório Barbosa Lessa no dia 14 de novembro, a partir das 17h30.
LEIA TAMBÉM: Vida literária: a relação de Romar Beling com a literatura
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.