Prefeita Helena acompanhou a Feira de Oportunidades | Foto: Jaime Fredrich
Mais de 400 estudantes passaram pelo ginásio da Emef Harmonia nesSa quarta-feira, 27, quando ocorreu a primeira edição da Feira de Oportunidades, evento organizado pelo programa Cada Jovem Conta, um dos braços do Pacto Santa Cruz pela Paz, e idealizado para aproximar estudantes do mercado de trabalho, propiciando a eles um contato diferenciado com empresas dos mais diferentes ramos.
A programação teve início com uma apresentação da Banda do 7º BIB, seguida por um breve ato oficial com pronunciamentos de autoridades. Na parte da tarde a prefeita Helena Hermany acompanhou as atividades e conversou com os alunos.
LEIA TAMBÉM: Confira as atrações e ofertas do Feirão de Empregos de Santa Cruz do Sul
Publicidade
Ao todo 22 empreendimentos participaram da feira, apresentando suas vagas de aprendizagem e estágio, através de exposição em estandes e palestras. Também profissionais de diversas áreas, como artes, odontologia, direito e comunicação, contaram um pouco de suas trajetórias, falaram sobre suas profissões e interagiram com os alunos em rodas de conversa.
Além de instituições como o CIEE, parceiro do Cada Jovem Conta desde o início do ano, os alunos tiveram acesso à plataforma do Senai, a projetos da Unisc e a cursos técnicos e profissionalizantes de diversas instituições de ensino. Também esteve presente o Santa Cruz Qualifica, sistema que interliga os dados entre usuários, serviço público e as empresas do município interessadas na contratação de recursos humanos.
LEIA TAMBÉM: Feirão de Empregos de Santa Cruz é transferido devido à instabilidade do tempo
Publicidade
Empresas dos ramos de estética e beleza, varejo, entre outras, disponibilizaram vagas para jovens aprendizes e o Cemeja mostrou a importância da continuidade dos estudos em qualquer idade. Já o Programa Transformação da prefeitura, que auxilia adolescentes a desenvolverem diversos tipos de habilidades para que tenham mais facilidade na inserção ao mercado de trabalho, divulgou a oferta de oficinas.
Além dos estudantes das escolas municipais Bom Jesus, Frederico Assmann, Menino Deus, Santuário, São Canísio, Guilherme Hildebrand e Duque de Caxias, todas pertencentes ao território de abrangência do Programa Cada Jovem Conta, também participaram alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Esperança e da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário.
LEIA TAMBÉM: Aberto processo seletivo da Prefeitura de Santa Cruz; veja os cargos
Publicidade
Frequentando o 9º ano do ensino fundamental da Emef Harmonia, Gabrielli Soder dos Santos, 15 anos, está em busca de sua primeira vaga como jovem aprendiz. Durante a manhã ela circulou pelos estandes, conversou, troco ideias e se muniu de informações. “Quero começar, ter uma oportunidade para ver do que eu vou gostar”, disse.
Incentivada desde cedo a pensar no futuro, através das atividades propostas pela escola, como cursos para a construção de currículo e palestras, ela avaliou o evento como positivo ao colocar os jovens em contato com o mercado de trabalho e as várias possibilidades de carreira. “Gosto bastante da biologia, é uma área que me interessa muito. De contabilidade também gosto por causa da matemática”, contou.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura disponibilizará plataforma de cadastro de empregos para Sine e empresas locais
Publicidade
Antes da realização da Feira de Oportunidades, um ciclo de palestras, promovido pelo Cada Jovem Conta, em parceria com o CIEE, percorreu todas as escolas do território fomentando nos alunos estratégias para acesso ao mercado de trabalho, em uma ação do projeto Se liga aí.
Para a coordenadora do Programa Cada Jovem Conta na Secretaria Municipal de Educação (SEE), Cláudia da Silva, o objetivo do evento é plantar uma sementinha para que os jovens comecem a pensar e planejar o futuro. “Queremos inspirar e capacitar os alunos em sua trajetória profissional e acreditamos que essas vivências são muito importantes, essa troca de ideias, esse contato dos estudantes com os profissionais, com as empresas, com o mercado de trabalho”, avaliou.
Também estiveram presentes no ato de abertura, o secretário municipal de Educação, Wagner Machado, a coordenadora adjunta da 6ª CRE, Luciane Ferreira, a pedagoga do CIEE Lajeado, Denise Santiago da Silva, o coordenador municipal da Diversidade, Ruben Quintana, e a coordenadora do Departamento de Inclusão da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Adriele Vargas.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
This website uses cookies.