Educação

Feira de Ciências da Unisc reúne projetos de três regiões do Rio Grande do Sul

A terceira edição da Feira de Ciências da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está de portas abertas com cem projetos de estudantes da Educação Básica de três regiões do Rio Grande do Sul. As apresentações começam nesta terça-feira, 17, e seguem até quinta-feira, 19. Com foco na inovação e na sustentabilidade, os projetos envolveram mais de 500 alunos e professores. Os temas escolhidos pelas equipes buscam resolver dilemas do cotidiano, seja para beneficiar a preservação do meio ambiente, seja para a qualidade de vida da comunidade.

Entre esta terça e quarta-feira, 18, as apresentações ocorrem de forma remota e serão transmitidas ao vivo no canal Unisc Ao Vivo no YouTube. Serão nove projetos no formato online. Já na quinta-feira, a comunidade poderá visitar a Sala de Estudos da Biblioteca Central para conferir os demais projetos. O período de visitas vai das 8h45 ao meio-dia e das 13h30 às 15h30.

LEIA MAIS: Saiba quais são os 100 projetos classificados para segunda etapa da Feira de Ciências da Unisc

Publicidade

Docentes da universidade e alunos dos programas de pós-graduação serão os responsáveis por avaliar os trabalhos. Além de analisar a comunicação e os recursos utilizados pelos grupos, eles vão determinar se os projetos possuem relevância socioambiental, científica ou inovadora, seja tecnológica ou social.

Aqueles com a melhor pontuação final serão classificados como Projetos Destaques e terão divulgação em e-book na forma de artigo científico. As equipes ganhadoras também vão receber um troféu e medalhas e a possibilidade de bolsas de iniciação científica. O resultado da Feira de Ciências será revelado no dia 17 de novembro. Já a premiação ocorrerá no dia 10 de dezembro.

LEIA TAMBÉM: Educação profissional e em tecnologia permite direcionar potencialidades dos alunos; entenda

Publicidade

Coordenadora destaca os benefícios para a comunidade

Cláudia: popularizar o conhecimento | Foto: Alencar da Rosa

Nessa segunda-feira, 16, à tarde, a cerimônia de abertura da feira reuniu autoridades de educação das regiões participantes do evento, que abrange os vales do Rio Pardo e Jacuí-Centro e o Litoral Norte. A coordenadora, Cláudia Mendes Mählmann, ressaltou o papel da feira em popularizar e disseminar o conhecimento, além de oportunizar a criação de projetos para transformar a realidade dos estudantes. “Considero pertinente lembrar que o conhecimento e o pensamento científico são importantes para a sociedade, pois a partir deles surgem as grandes transformações, sejam elas sociais, científicas ou tecnológicas”, diz. “E desenvolver esse tipo de pensamento, conhecimento e ações desde o início da vida escolar desperta o desejo de conhecer mais e realizar melhorias na vida dos envolvidos.”

Na visão do reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, a Feira de Ciências reforça o papel comunitário da universidade. “Esse projeto incentiva algo que vinha sendo esquecido em algumas escolas, a feira de ciências. E nada melhor do que levar para a meninada a possibilidade de resolver problemas e entender situações por meio da ciência.”

LEIA TAMBÉM: Egressas do Instituto Crescer Legal gravam mais uma edição do Nós por Elas

Publicidade

Saiba mais

A terceira edição da Feira de Ciências é uma das atividades da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia da Unisc. Para os próximos dias, a programação prevê capacitações, debates e também a 4ª Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia. 

Programação

Terça-feira, 17
13h30 às 14h30 – Apresentação de trabalhos com transmissão on-line pelo YouTube no canal Unisc Ao Vivo.

Quarta-feira, 18
8h30 às 9h45 – Apresentação de trabalhos com transmissão on-line pelo YouTube no canal Unisc Ao Vivo.

Publicidade

Quinta-feira, 19
8h45 ao meio-dia e 13h30 às 15h30 – Apresentação de trabalhos na Sala de Estudos da Biblioteca Central da Unisc.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.