Regional

Feira da Produção vai movimentar Vera Cruz até domingo

Um dos mais importantes eventos do calendário anual do Vale do Rio Pardo começa nesta quarta-feira, 24, a 14ª Feira da Produção de Vera Cruz. As atividades no parque iniciam já pela manhã, mas a abertura oficial será às 17 horas. Até domingo, 28, muitas atrações aguardarão por visitantes da região e de todo o Estado.

O ano era 2012 quando servidores públicos municipais de Vera Cruz decidiram unir esforços para criar um evento que tinha como objetivo valorizar a produção local da agricultura familiar e outros itens, mas não somente dela. Com apenas 15 expositores, e sediada na Praça José Bonifácio, a primeira Feira da Produção nascia, sem nem desconfiar do grande futuro que teria pela frente. De início, não havia ampla infraestrutura e os estandes eram montados ao ar livre, protegidos por estruturas temporárias de lona.

LEIA TAMBÉM: Eisenbahn e Coca-Cola são as fornecedoras oficiais de bebida da 39ª Oktoberfest

Publicidade

Conforme a coordenadora do evento, Larissa Franke, o início foi difícil. “O pessoal do artesanato ficava sob gazebos, na chuva e no sol, sem ter nenhum tipo de piso. Era muito precário naquela época.” Com o passar dos anos e o sucesso das edições, os investimentos por parte do Município aumentaram e a feira ganhou diversas melhorias. Mas a praça permaneceu como local até 2018, quando ficou evidente a necessidade de mudança para um ambiente maior e mais adequado às novas demandas dos visitantes e dos expositores.

Assim, em 2019, a Feira da Produção foi transferida para o Parque Municipal de Eventos. O novo espaço, muito mais amplo, pôde sediar apenas uma edição. Isso porque em 2020 a pandemia de Covid-19 forçou a suspensão das atividades naquele ano e também em 2021. Apesar de maior, o parque precisava de muitas melhorias e de instalação de estruturas móveis para acomodar os estandes. Com o tempo, obras foram feitas e ambientes fixos foram criados para melhorar a experiência de todos.

VEJA: Ike+: Comemorações do Dia do Colono e Motorista

Publicidade

Depois de 13 edições, o evento que começou com 15 expositores hoje ostenta 240 e teve ainda fila de interessados. Conforme Larissa, a disposição das atrações também mudou, para aproveitar melhor os espaços. Sem ter mais para onde crescer, a quadra da Rua Carlos Wild que passa em frente ao parque será fechada durante os cinco dias do evento e usada como uma extensão para receber estandes e garantir um melhor deslocamento dos visitantes.

Com estruturas fixas e móveis, o Parque Municipal de Eventos está pronto para a feira | Foto: Rafaelly Machado

Larissa salienta que a Feira da Produção é organizada e conduzida inteiramente por servidores do Executivo, sem o auxílio de nenhuma empresa. “Temos o apoio da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária (Acisa), mas a organização é toda feita pelo pessoal da Prefeitura.”

LEIA TAMBÉM: Escola Vera Cruz destaca o papel das mulheres na literatura

Publicidade

Com 240 expositores de todas as regiões do Rio Grande do Sul e ainda de Santa Catarina, a expectativa da coordenadora é alcançar um sucesso ainda maior do que no ano passado, quando a feira teve mais de 80 mil visitantes e movimentou R$ 6 milhões.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.