Um dos mais importantes eventos do calendário anual do Vale do Rio Pardo começa nesta quarta-feira, 24, a 14ª Feira da Produção de Vera Cruz. As atividades no parque iniciam já pela manhã, mas a abertura oficial será às 17 horas. Até domingo, 28, muitas atrações aguardarão por visitantes da região e de todo o Estado.
O ano era 2012 quando servidores públicos municipais de Vera Cruz decidiram unir esforços para criar um evento que tinha como objetivo valorizar a produção local da agricultura familiar e outros itens, mas não somente dela. Com apenas 15 expositores, e sediada na Praça José Bonifácio, a primeira Feira da Produção nascia, sem nem desconfiar do grande futuro que teria pela frente. De início, não havia ampla infraestrutura e os estandes eram montados ao ar livre, protegidos por estruturas temporárias de lona.
LEIA TAMBÉM: Eisenbahn e Coca-Cola são as fornecedoras oficiais de bebida da 39ª Oktoberfest
Publicidade
Conforme a coordenadora do evento, Larissa Franke, o início foi difícil. “O pessoal do artesanato ficava sob gazebos, na chuva e no sol, sem ter nenhum tipo de piso. Era muito precário naquela época.” Com o passar dos anos e o sucesso das edições, os investimentos por parte do Município aumentaram e a feira ganhou diversas melhorias. Mas a praça permaneceu como local até 2018, quando ficou evidente a necessidade de mudança para um ambiente maior e mais adequado às novas demandas dos visitantes e dos expositores.
Assim, em 2019, a Feira da Produção foi transferida para o Parque Municipal de Eventos. O novo espaço, muito mais amplo, pôde sediar apenas uma edição. Isso porque em 2020 a pandemia de Covid-19 forçou a suspensão das atividades naquele ano e também em 2021. Apesar de maior, o parque precisava de muitas melhorias e de instalação de estruturas móveis para acomodar os estandes. Com o tempo, obras foram feitas e ambientes fixos foram criados para melhorar a experiência de todos.
VEJA: Ike+: Comemorações do Dia do Colono e Motorista
Publicidade
Depois de 13 edições, o evento que começou com 15 expositores hoje ostenta 240 e teve ainda fila de interessados. Conforme Larissa, a disposição das atrações também mudou, para aproveitar melhor os espaços. Sem ter mais para onde crescer, a quadra da Rua Carlos Wild que passa em frente ao parque será fechada durante os cinco dias do evento e usada como uma extensão para receber estandes e garantir um melhor deslocamento dos visitantes.
Larissa salienta que a Feira da Produção é organizada e conduzida inteiramente por servidores do Executivo, sem o auxílio de nenhuma empresa. “Temos o apoio da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária (Acisa), mas a organização é toda feita pelo pessoal da Prefeitura.”
LEIA TAMBÉM: Escola Vera Cruz destaca o papel das mulheres na literatura
Publicidade
Com 240 expositores de todas as regiões do Rio Grande do Sul e ainda de Santa Catarina, a expectativa da coordenadora é alcançar um sucesso ainda maior do que no ano passado, quando a feira teve mais de 80 mil visitantes e movimentou R$ 6 milhões.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade