As agroindústrias familiares de Vera Cruz estarão entre os principais atrativos da 14ª Feira da Produção, que ocorrerá de 24 a 28 de julho, no Parque de Eventos de Vera Cruz. A feira, que possui entrada gratuita para o público, é organizada pela Prefeitura de Vera Cruz e tornou-se uma grande celebração da gastronomia, negócios e atrações musicais em Vera Cruz e região.
Com 28 empresas registradas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, Vera Cruz se destaca no ramo das agroindústrias no Vale do Rio Pardo. Esse trabalho é acompanhado de perto e desde cedo por profissionais da Emater/RS-Ascar. Eles prestam assistência técnica na produção e beneficiamento dos produtos, bem como atuam para que os empreendimentos sejam devidamente legalizados e respeitem as exigências da legislação.
LEIA MAIS: Feira da Produção vai movimentar Vera Cruz até domingo
Publicidade
Conforme o extensionista rural Bruno Flores, 24 das 28 citadas acima estão aptas a comercializar produtos diretamente ao consumidor final. Os segmentos variam entre panificados (pães, bolos, bolachas e biscoitos), mel, polpas e sucos, embutidos de carnes, conservas, melado, rapadura, geleia e outros. Flores lembra que a maioria dos produtores atuavam no ramo do tabaco e conseguiram, a partir da diversificação das propriedades, migrar para outra atividade que demanda menos esforço físico.
Ele lembra, contudo, que os empreendimentos exigem muita disposição dos proprietários e funcionários, sobretudo os que produzem a própria matéria-prima e conduzem o processo do início ao fim. “Tem a questão das divulgação, comercialização, boas práticas. É um ramo com muitos detalhes a se observar.”
LEIA MAIS: Feira da Produção terá agricultura familiar em destaque
Publicidade
Nesse sentido, a Emater atua desde os primeiros passos, muitas vezes dados em um galpão ou em uma antiga estufa de fumo, até a formalização. “Orientamos para que eles se adaptem às normas sanitárias, fiscais, tributárias e ambientais. Fazemos todo esse caminho ao lado deles”, enfatiza o extensionista.
O auxílio contempla desde transformar a ideia em projeto até definir o planejamento, investimentos e mudanças na propriedade necessários à nova atividade, documentação, obtenção de licenças e venda. “Se hoje a Feira da Produção é o que é, foi porque começou com cinco ou seis agroindústrias lá no início”, diz Flores. Ele frisa que o evento cresceu e se consolidou ao mesmo tempo em que isso também aconteceu com as agroindústrias vera-cruzenses.
LEIA MAIS: Feira da Produção terá acesso gratuito todos os dias; veja as atrações
Publicidade
Essa proeminência permitiu a participação das empresas familiares em grandes eventos de alcance estadual, como Expointer, Expodireto e Expoagro. Bruno Flores ressalta a importância deles para a exposição das marcas, divulgação dos produtos e troca de experiência com outros empresários. Algumas delas já chegaram a romper a barreira do Rio Grande do Sul e chegaram a Brasília, para a Expotchê. Atualmente, Vera Cruz é o sétimo município gaúcho em número de agroindústrias familiares legalizadas.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade