Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Feira da Arte coloca o artesanato em evidência no Dia do Patrimônio

Foto: Rodrigo Assmann

Além de atrair as atenções do público, feira de artesanato também representou uma oportunidade para gerar renda aos expositores

Além da visitação aos prédios que fazem parte da história local, as atividades voltadas à valorização cultural envolveram uma programação variada no fim de semana. No sábado, os destaques foram o painel com debate sobre alternativas de como preservar o patrimônio, realizado no Palacinho, e a Feira da Arte, que ocorreu na Praça da Bandeira.

Conforme o titular da Secretaria Municipal de Cultura, Dinho Barbosa, o painel, realizado na parte da manhã, contou com a participação dos arquitetos Milton Keller, Luiz Schneider, Alex Brino e Ricardo Richter, com mediação do professor e arquiteto Ronaldo Wink. Além de explanar sobre construções antigas e a importância da preservação, destacaram os cuidados com o patrimônio ambiental, citando o Túnel Verde.

LEIA TAMBÉM: Praça da Bandeira vira palco para os grupos de dança

Publicidade

À tarde, a Feira da Arte reuniu 13 expositores, além de dois foodtrucks e duas cervejarias. Com mostra e venda de produtos, os participantes colocaram à venda artigos como artesanato, livros, roupas e bolsas, entre outros, e chamaram atenção de quem circulava. E não faltou música. Além da apresentação da DJ Monique, houve a mostra de dança Santa Cruz em Cena, por volta das 19 horas, também na praça da Bandeira.

Conforme Dinho Barbosa, a previsão inicial eram 30 expositores. Essa expectativa não se confirmou por causa da instabilidade verificada no decorrer de todo o sábado. Ele evidenciou que quando se fala em patrimônio é preciso considerar o material e o imaterial, já que as danças, os costumes e a própria gastronomia, por exemplo, são saberes que pertencem ao município e, portanto, integram o patrimônio.

LEIA TAMBÉM: Palacinho e suas histórias abertas ao público

Publicidade

Importância

Organizadora da feira, a artesã Marta Corrêa de Quadros agradeceu o apoio da Secretaria de Cultura. “Com parcerias é mais fácil promover uma ação como essa. É uma forma de as artistas exibirem seu trabalho e mostrar o que produzem, com certeza, é uma excelente oportunidade.”

Ainda segundo ela, a próxima feira ocorrerá no dia 1º de setembro, em local e horário a serem divulgados. O titular da pasta da Cultura, Dinho Barbosa, avaliou a iniciativa. “O artesanato é um conjunto de saberes que temos no município. Na forma de produção, nas criações feitas, não deixa de ser um patrimônio material de que dispomos, e auxilia muito na economia criativa e na tradição dos costumes. Enquanto poder público, temos que oferecer alternativas como essa.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile