Centro-Serra

Feira da Agricultura Familiar passa a ser realizada semanalmente na Praça 3 de Dezembro

A partir da disponibilização de recursos provenientes da Consulta Popular do ano de 2019/2020, com contrapartida da Prefeitura Municipal, que foram investidos na compra de toldos, mesas de inox, aventais e faixas, inaugurada oficialmente em dezembro de 2021, a Feira da Agricultura Familiar – Uma Feira de Possibilidades, realizada junto à Praça 3 de Dezembro, em Sobradinho, desde o último mês de novembro conta com uma novidade: a feira agora ocorre semanalmente, todas as sextas-feiras, das 7h30 às 13h30.
Como o próprio slogan diz, este é um espaço que objetiva ampliar as possibilidades de incremento à renda dos agricultores familiares, incentivando a diversificação da produção.

Atualmente, cinco agroindústrias familiares do município participam da feira: Agroindústria Pavanato, Agroindústria Kobs, Agroindústria Waide e Ceolin, Agroindústria Ovos de Ouro e Agroindústria Mairê.
Em entrevista à Rádio Gazeta, Maiquiele Schaefer Roso, extensionista rural social do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Sobradinho, e Luciano Tiaraju Turcato, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, comentaram sobre a novidade.

Maiquiele salientou que o objetivo da Emater é estimular a diversificação nas propriedades, agregando renda às famílias rurais e oportunizar às pessoas da cidade o acesso a produtos frescos, de qualidade, sem conservantes e sem aditivos.

Publicidade

Ampliação do catálogo de produtos

Em entrevista à Gazeta, com a participação de Leandro Ceolin, proprietário da Agroindústria Waide e Ceolin, foram apresentadas as novidades do empreendimento familiar: as massas produzidas com vegetais frescos. O produtor salientou que, com o assessoramento da Emater, estiveram desenvolvendo novos produtos para incluir ao portfólio de massas produzidas, sendo a novidade as massas que incluem cenoura, beterraba e espinafre frescos. “É comum encontrarmos nos nossos supermercados da região, massas coloridas, produzidas com farinha de vegetais desidratados, porém, o diferencial da massa da Agroindústria Waide e Ceolin, é que elas são produzidas com os vegetais frescos, recém colhidos”, salienta Maiquiele, concordando que os produtos da Agroindústria Waide e Ceolin sempre foram muito bem reconhecidos no mercado da região. Ela lembrou ainda que, enquanto extensionista rural social, gosta de desafiar as agroindústrias, a fim de que elas cresçam, destacando que essa proposta de produzir massa com vegetais frescos trouxe uma boa visibilidade e aumento das vendas para o empreendimento, assim como o trabalho que vem acontecendo com as demais agroindústrias do município, afim de promover a ampliação dos itens comercializados, mantendo a qualidade de sempre, promovendo a segurança e soberania alimentar e possibilitando a sucessão rural nas propriedades.

A extensionista Maiquiele, o proprietário da agroindústria, Leandro, e o secretário Luciano

Ceolin contou que os vegetais utilizados nas massas são cultivados em sua propriedade, porém, como não atende toda demanda, tem adquirido os vegetais de outros agricultores familiares do município. Maiquiele acrescentou que, quando se produz algo para a comercialização, a produção é feita de forma escalonada e em maior quantidade, e, nesse caso, Leandro e a família produzem esses itens para consumo familiar, por este motivo a agroindústria ainda tem adquirido os vegetais frescos de outros agricultores locais, enquanto ainda não produzem o suficiente, e garantiu que a família já está organizando o plantio em maior quantidade para suprir a demanda da produção. Ceolin destacou que as massas com vegetais têm a mesma base das massas tradicionais já produzidas pela agroindústria: ovos e farinha. “As massas coloridas apenas acrescentam à base tradicional, os vegetais frescos, produzindo um alimento rico em vitaminas e nutrientes, proporcionando maior valor nutricional, além do colorido que se mantém mesmo após o cozimento”.

A extensionista destacou a importância da parceria com as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, pois quando proposto esta novidade para a agroindústria, foi pensado também no mercado. Houve uma conversa com a nutricionista da Secretaria da Educação para introduzir esta massa na merenda escolar, como forma de garantir mercado para a agroindústria, oferecendo um produto com maior valor nutricional agregado para os alunos das escolas municipais, visto que o teste de aceitabilidade nas escolas foi bastante positivo. Turcato também ressaltou a importância do apoio do poder público para o fortalecimento das agroindústrias.

Publicidade

Conforme Ceolin, a produção das massas já tem uma boa comercialização e, com a novidade, a expectativa é de que as vendas aumentem, uma vez que o comércio local já está solicitando o produto.

Maiquiele explicou que para disponibilizar para venda é necessário ter a rotulagem do produto, e esse processo geralmente não acontece de forma rápida, pois necessita das informações nutricionais que são a base para a formulação do rótulo, e nesse caso, as informações nutricionais foram elaboradas pela nutricionista do escritório Central da Emater-RS/Ascar de Porto Alegre, de forma gratuita e muito ágil, o que possibilitou as massas estarem disponíveis no mercado cerca de três semanas após a primeira receita ser elaborada. Ela também comentou sobre já terem feito contato com os mercados de Sobradinho, com a sugestão para que os produtos das agroindústrias e dos agricultores familiares locais fiquem sinalizados com aviso de que são oriundos de produção local, como uma forma de valorizar a agricultura familiar da região e facilitar a escolha do consumidor.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CENTRO SERRA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.