O Movimento de Mulheres Negras de Santa Cruz do Sul (Movine) realizou, no último domingo, 28, a 1ª Feira Afro de Santa Cruz, na praça do Bairro Santa Vitória. Pela manhã, houve show de talentos locais, apresentação de free style, rimas e versos. A cantora Patrícia Luz foi interpretou uma música de Sandra de Sá. Já nas rimas e no hip hop, teve a performance do Aliado Keike e convidados, com a participação de talentos locais na voz e violão.
Na parte da tarde, a programação contou com a escolha da Mais Bela Negra, com apresentações da Associação Carnavalesca de Santa Cruz do Sul, que mostrou o melhor do samba, juntamente com o projeto Nota Dez, de grupos de dança Superação e dança afro do Olodum. O encerramento da feira ficou a cargo do grupo de pagode de Santa Cruz do Sul, KY Garothada, que colocou o público para sambar. Cerca de 300 pessoas prestigiaram os afroempreendedores da feira, conhecendo e mostrando produtos e serviços.
A coordenadora do Movine, Claudinha Silva, explica que o objetivo da iniciativa foi levar às comunidades um momento de integração social, com música e cultura, dando a oportunidade aos afroempreendedores de fomentar os próprios negócios, gerando visibilidade e captando clientes em potencial.
Publicidade
Como a Mais Bela Negra de Santa Cruz ficou Samyra Andryely Garcia da Silva Correia, a 1ª princesa é Mônica Gomes Machado, a 2ª princesa escolhida foi Samara Rosa da Silva e a Simpatia Negra é Andressa Oliveira Nunes. Conforme Claudinha, a Feira Afro é um evento que veio para ficar e pretende valorizar as pessoas dos bairros de Santa Cruz do Sul levando a elas momentos de informação, cultura e lazer.
LEIA TAMBÉM: Mês da Consciência Negra: sete expressões racistas para excluir do vocabulário
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade