Esportes

Federações chilena e peruana apelam ao CAS por vaga do Equador no Catar

O resultado negativo em julgamento na Fifa não agradou as confederações chilena e peruana de futebol e elas resolveram apelar à última instância para tirarem o Equador da Copa do Mundo. Nesta sexta-feira, 30, a Corte Arbitral do Esporte (CAS), revelou que recebeu um recurso das entidades cobrando a eliminação do rival em caso de falsificação de documentos de Byron Castillo e pleiteando vaga no Catar. A alegação de chilenos e peruanos, comprovada com documentos à Fifa, é que o lateral-direito nasceu na Colômbia e defendeu o Equador nas Eliminatórias com registros falsos de nacionalidade e também com idade adulterada.

“O Tribunal Arbitral do Esporte recebeu as apelações apresentadas pela Federação Peruana de Futebol e da Federação de Futebol do Chile em assunto relacionado ao jogador Byron Castillo. A controvérsia está relacionada a ilegibilidade do jogador em participar das Eliminatórias da Conmebol. As avaliações do CAS estão iniciadas e um calendário processual em preparação”, informou o CAS.

LEIA MAIS: Argentina renova com Scaloni até a Copa do Mundo de 2026

Publicidade

O pedido das entidades é o mesmo: que o Equador seja banido da Copa do Mundo do Catar, mas cada seleção cobra a vaga de maneira distinta. O Peru quer entrar diretamente por “ser o melhor colocada após o Equador, enquanto os chilenos garantem que seriam o quarto colocado das Eliminatórias caso os equatorianos percam pontos nos oito jogos disputados pelo lateral. O caso chegou aos tribunais dia 22 de maio quando o Chile acusou o Equador de fraudar documentos do jogador. A Fifa absolveu a Federação Equatoriana de Futebol duas vezes, mas as entidades seguem sonhando com vaga na Copa e cobram um julgamento rápido do CAS.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.