A Associação de Futebol da Argentina (AFA) provocou uma polêmica nessa quarta-feira, 16, ao divulgar uma cartilha sobre como os argentinos poderiam fazer para atrair mulheres russas durante a Copa do Mundo. A reação foi imediata. Jornais argentinos, como o La Nación e Clarín, repudiaram a publicação, que é um plágio de um blog.
Um dos trechos do manual diz que “as mulheres russas, como qualquer outra, dão muita atenção se você é limpo, cheira bem e anda bem vestido. A primeira impressão é muito importante para ela, dê atenção a sua própria imagem”. Há uma parte ainda mais detalhada. “Muitos homens, porque as mulheres russas são bonitas, somente querem levá-las para a cama. Talvez elas também queiram, mas são pessoas que querem se sentir importantes e únicas. O conselho é tratar a mulher que está frente à sua frente como alguém de valor”, indica o texto.
Publicidade
Cartilha provocou embaraço na Argentina antes da Copa
Foto: Reprodução
E as dicas não param por aí. “As mulheres russas gostam que os homens tenham a iniciativa. Se você não tem confiança em si mesmo, então precisa praticar falando com mais mulheres. Não se preocupe, existem muitas mulheres bonitas na Rússia e não todas são boas para você. Seja seletivo”, acrescenta. O presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA), Claudio Tapia, pediu desculpas pela publicação.
Publicidade
Como surgiu a ideia
A cartilha, que se chama “Idioma e Cultura Russa – Pensando no Mundial” foi distribuída nesta terça-feira (15) durante uma palestra de 3 horas. Ao longo da jornada, alguns dos que a receberam perceberam o conteúdo misógino e machista das orientações começaram a tirar fotos e a divulgar pelas redes sociais.
O curso, gratuito, foi contratado pela AFA como uma breve preparação para os profissionais que irão ao evento. Apesar de o professor, Eduardo Pennisi, não pertencer à AFA, a instituição foi quem promoveu a ideia, e por isso recebeu diversas críticas.
Publicidade
Pennisi é um professor de música que estudou na ex-União Soviética. Acabou desabafando depois, dizendo que tinha copiado as dicas de sedução de um blog. Mas já era tarde. Quando os responsáveis pelo curso se deram conta, pediram para recolher os cadernos e logo os devolveram aos que o assistiam sem as páginas destinadas à conquista de mulheres.