A Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) encaminhou um ofício ao governo do Estado pedindo mudanças nos protocolos atuais de enfrentamento à pandemia. A entidade afirma que a exigência do comprovante vacinal para acesso a eventos prejudica os negócios, pois demanda a contratação de trabalhadores adicionais para conferir os certificados. A testagem dos funcionários também é vista como custosa e ineficaz.
Para o vice-presidente da Fecomércio-RS, Ademir José da Costa, o avanço da vacinação e a consequente queda na circulação do vírus já dão segurança suficiente para que essas restrições sejam levantadas. “Entendemos que cidades que já estão com 70% da população vacinável com segunda dose podem flexibilizar mais, não precisaria criar essas dificuldades. É desagradável e custoso fazer esse tipo de controle”, afirmou, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9.
LEIA MAIS: Quantidade de imunizados avança em Santa Cruz e perspectiva é positiva
Publicidade
Costa acredita que a situação da pandemia já permite mais liberações. “É possível, sim. Se houver uma piora (nos indicadores), volta atrás. É muito mais fácil isso a continuarmos com esses poucos setores penalizados há tanto tempo, que estão voltando agora e precisam ser ajudados”, completou. Ele afirma que a conferência do “passaporte vacinal” atrapalha e atrasa o acesso do público aos eventos e, juntamente com a testagem obrigatória dos trabalhadores, são “burocracias desnecessárias”, considerando o momento atual.
Ao comentar sobre as expectativas do comércio varejista para o Natal, o vice-presidente da Fecomércio-RS disse esperar que a data seja positiva como foi o Dia das Crianças, cujo resultado das vendas foi o melhor em vários anos.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!