Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TRADIÇÃO

Fé e solidariedade marcam celebrações de Corpus Christi

Foto: Nathana Redin/Gazeta da Serra

Celebração da Igreja Católica, esta quinta-feira, 30 de maio, foi marcada pela solenidade de Corpus Christi. Os tapetes coloridos, tradição junto à comemoração da data, tiveram remodelação neste ano na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes, em Sobradinho. Elaborado no início da manhã de ontem, pelos integrantes do Conselho Paroquial e fiéis, no lado externo da Igreja, ao invés de serragem colorida, adornou-se de folhagens e flores, simbolizando um jardim, até em frente ao Hospital Dr. Homero Menezes, com altares no percurso. “A Igreja celebra essa festa honrando Nosso Senhor Jesus Cristo, a festa da Eucaristia. Um momento para que todos os católicos reafirmem o seu amor a Jesus Eucarístico e, de forma solene, em procissão pública, Jesus é conduzido nas vias ao redor da Paróquia ou da cidade, para que também o testemunho do católico contagie a fé dos nossos irmãos naquele que nós cremos, que é Jesus verdadeiramente eucarístico. Pensamos nesse ano em fazer uma procissão mais simples sobre os tapetes, um jardim para que o Cristo passasse. E, na missa, então fizemos uma coleta solidária, encerrando-se esse mês de maio, que desde o início estamos olhando para quem mais precisa, de forma solidária. E o verde é vida, o jardim é vida, então Cristo é vivo”, salienta o vigário paroquial, padre Fabrício Bervian.

Já no lado interno da Igreja Matriz, o tapete se preencheu de doações, mantimentos que serão posteriormente doados aos atingidos pela enchente no município. “A criatividade desperta diante do contexto em que estamos vivendo, e como somos um povo de comunhão, por isso Corpus Christi, nada mais justo do que a gente fazer um tapete solidário, onde às pessoas, mais uma vez, possibilitam a doação daquilo que gostariam de partilhar com as urgências, as necessidades. Nossa Paróquia, e assim vejo toda a Igreja, com toda a sociedade também, ela se sensibiliza, sempre, ainda mais agora, porque a Eucaristia, onde é celebrado hoje o corpo e o sangue de Cristo, nos remete ao amor fraterno, à solidariedade, ao exercício da caridade, à doação. Nós somos um povo bom, onde estamos demonstrando, nesse tempo, que somos um povo cristão, que vê o outro como meu irmão/minha irmã, que precisa da minha ajuda, do meu olhar, do meu afeto, da minha partilha também. O próprio Cristo nos ensina na palavra, no Evangelho: ‘Eu não vim para ser servido, mas para servir’, como quem ensina aos discípulos e a nós um olhar sempre ao outro, o outro que precisa da minha ajuda, do meu exercício, o amor que se transforma em gestos, a exemplo do amor de Cristo pela humanidade”, ressalta o pároco, padre Gelso Bernardy, que acrescenta, “o que nos move de fato é a perseverança na oração e na esperança. Entre as tribulações que na nossa vida passamos, na história da salvação, na história da humanidade, quantas tribulações houveram, e o povo de Deus sempre foi movido pela esperança, a esperança de dias melhores, de que tudo é possível reconstruir, e essa esperança é movida pela fé”.

Fotos: Nathana Redin

A Missa de Corpus Christi na Igreja Matriz, em Sobradinho, foi realizada às 9 horas, seguida pela procissão com o Santíssimo Sacramento. No mesmo horário, ocorreu a celebração na Capela Santa Teresinha, em Lagoa Bonita do Sul. Já às 15 horas, a Missa foi celebrada na Capela São Miguel, em Pitingal, Passa Sete.

Publicidade

Em Arroio do Tigre, a Paróquia Sagrada Família celebrou Corpus Christi com missa também às 9 horas, seguida por procissão. Os tapetes foram confeccionados desde a madrugada pela comunidade paroquial, utilizando de diferentes materiais coloridos. “Nesse contexto diferenciado deste ano, queremos também fazer deste momento um espaço de solidariedade, oração, renovação, de fé, amor e esperança a Jesus Cristo que deu a vida por nós e, nos últimos dias e até agora, quantas pessoas dando a vida para que outras possam também viver e ter condições de vida digna, de recomeçar, de reconstruir suas vidas”, destaca o pároco, padre Fernando Bolfe.

Durante a celebração também foram recolhidos donativos. “Muitas famílias ainda precisam desse nosso apoio, apoio material e espiritual também. Que a gente possa, assim nesse espírito dessa celebração, também renovar esse nosso compromisso com toda a humanidade, com todo ser humano que passa por necessidades. Jesus deu a vida por todos nós”, ressalta.

Fotos: Martina Roehrs

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.