Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

no Pavilhão Central

Fé e religiosidade marcam Culto Ecumênico nesta quinta na Oktoberfest

Foto: Rodrigo Assmann

Culto ocorre no Pavilhão Central

A herança de fé e religiosidade trazida pelos imigrantes alemães ao Brasil é rica e diversificada. Os colonizadores não apenas trouxeram suas tradições culturais, mas também suas práticas religiosas. Essas crenças se entrelaçaram com as práticas locais, influenciando a formação de comunidades que preservaram suas convicções enquanto se adaptavam ao novo ambiente.

Além disso, a religiosidade alemã trouxe consigo festividades, hinos e tradições que são celebrados até hoje. A 39ª Oktoberfest, sendo uma festa que valoriza a cultura germânica, mantém viva a tradição e realizará, nesta quinta-feira, 17, às 19 horas, no Pavilhão Central, o Culto Ecumênico.

LEIA TAMBÉM: Confira a programação da segunda semana da 39ª Oktoberfest

Publicidade

Na 39ª edição da Festa da Alegria, a equipe de oficiantes do culto será composta pelos pastores Lindomar Raach e Jandir Sossmeier, ambos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Edemar Fuhrmann, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), e o Dom Itacir Brassiani, bispo da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR).

“Os imigrantes que partiram da Europa trouxeram algumas ferramentas, roupas e pertences dentro de alguns baús e a grande maioria deles, senão todos, trouxeram a sua Bíblia, o seu hinário, devocionário, enfim, o seu livrinho de orações. Portanto, junto com toda a nossa tradição, todos os nossos costumes e valores, a religiosidade, a espiritualidade, a fé em Deus, ela veio junto no coração e até mesmo na mala dos imigrantes”, explicou o pastor Edemar.

Conforme Edemar, o Culto Ecumênico é um momento religioso, mas também de festividade. “Vamos celebrar a alegria na Oktoberfest, a vida, os 200 anos de imigração alemã no Brasil, especialmente na nossa região, os 175 anos do estabelecimento dos primeiros imigrantes alemães na região de Santa Cruz, tudo isso tem muito do aspecto religioso. E é nesse sentido que nós queremos celebrar, agradecer a Deus pela nossa história e pedir que Deus abençoe o nosso presente e a construção do nosso futuro”, completou.

Publicidade

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.