Regional

Fé e devoção marcam a Festa do Bastião em Venâncio Aires

O domingo de clima ameno na região levou milhares de pessoas a lotarem o entorno da Igreja Matriz, de Venâncio Aires, para acompanhar a missa campal e a procissão da 148ª Festa de São Sebastião Mártir. Empunhando folhas de cantos religiosos distribuídos pela organização, os devotos e devotas cantavam as canções proclamadas na missa e escutavam com atenção o sermão do bispo diocesano dom Aloísio Alberto Dilli.

O momento de fé e devoção é considerado um dos pontos máximos da festa. O tema do evento deste ano foi Caminhando juntos como irmãos, animados por São Sebastião, mas o tom da fala dos religiosos foi direcionada principalmente para o agradecimento em virtude de nenhuma vida ter sido perdida no temporal que causou muitos danos materiais na região esta semana.

LEIA TAMBÉM: Ator santa-cruzense radicado em São Paulo dará curso em Santa Cruz

Publicidade

Parte das orações também foi dedicada às pessoas que precisaram reconstruir seus lares após a chuvarada e vento de terça-feira. Para Luciano Francisco Nunes, de 49 anos, que estava no local com a família, o momento é de agradecer pela vida. “Somos devotos e viemos todos os anos. Sempre percorremos a procissão descalços, como forma de gratidão pelas coisas boas do ano”, disse.

Milhares de pessoas participaram da missa campal e da procissão, que agradeceram por nenhuma vida ter sido perdida no temporal | Foto: Alencar da Rosa

Conforme a coordenadora da festa, Margarete de Carvalho Klock, a quantidade de pessoas que participou do evento surpreendeu. “É uma festa conhecida, só que tivemos um temporal nessa semana e ficamos apreensivos. Mas como somos devotos do santo, acreditamos e um grande público veio prestigiar”, disse ela, que há 30 anos atua na organização da Festa do Bastião, considerada uma das maiores celebrações religiosas do Rio Grande do Sul.

Devoto, Luciano Francisco Nunes estava no local com a família para agradecer pela vida
Coordenadora Margarete Klock: surpresa pela grande presença de público na festa

Já foram definidos na noite desse domingo, 21, os três casais festeiros da 149ª Festa de São Sebastião Mártir, que acontecerá em 2025. São eles: Paulo dos Reis e Cleonice Cervi, da Comunidade Nossa Senhora das Graças, na localidade de Ponte Queimada; Célio e Elaine Weiss, da Comunidade Santa Bárbara, na localidade de Linha Coronel Brito; e Fábio Mahl e Carla Linke Mahl, da Comunidade Santa Cecília, do Bairro União.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Aeroporto de Santa Cruz terá show de música eletrônica

Segredo do famoso pastel não são os ingredientes

Além dos momentos de fé e devoção, a programação do evento é marcada por muitas apresentações musicais. E não há quem passe pela Festa do Bastião sem provar o prato principal, o famoso pastel. Foram vendidas 18 mil unidades durante os dias de evento. Responsável por coordenar a produção, Cristiane Bencke Fengler, de 51 anos, detalhou como funciona o trabalho.

“Produzimos durante a semana e também no dia. E o segredo do pastel não são os ingredientes, e sim a maneira como é feito, com carinho, alegria e com a entrega de todos para fazerem o seu melhor”, disse ela, que foi festeira em 2011 e é integrante da comunidade da Igreja Matriz. “Virou tradição, as pessoas precisam provar o pastel. Muitos visitantes almoçam aqui, mas levam o pastel embora também. É difícil de passar pela festa e não provar”, salientou Cristiane.

Publicidade

Cristiane, que coordenou produção, destaca que o trabalho é feito com muito carinho e alegria | Foto: Alencar da Rosa

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Cristiano Silva

Cristiano Silva, de 35 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, onde se formou, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2015. Iniciou a carreira jornalística na Unisc TV, em 2009, onde atuou na produção de matérias e na operação de programação. Após atuar por anos nos setores de comunicação de empresas, em 2013 ingressou no Riovale Jornal, trabalhando nas editorias de Geral, Cultura e Esportes. Em 2015, teve uma passagem pelo jornal Ibiá, de Montenegro. Entre 2016 e 2019, trabalhou como assessor de imprensa na Prefeitura de Novo Cabrais, quando venceu o prêmio Melhores do Ano na categoria Destaque Regional, promovido pelo portal O Correio Digital. Desde março de 2019 trabalha no jornal Gazeta do Sul, inicialmente na editoria de Geral. A partir de 2020 passou a ser editor da editoria de Segurança Pública. Em novembro de 2023 lançou o podcast Papo de Polícia, onde entrevista personalidades da área da segurança. Entre as especializações que já realizou, destacam-se o curso Gestão Digital, Mídias Sociais para Administração Pública, o curso Comunicação Social em Desastres da Defesa Civil, a ação Bombeiro Por Um Dia do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, e o curso Sobrevivência Urbana da Polícia Federal.

Share
Published by
Cristiano Silva

This website uses cookies.