O Futebol Clube Santa Cruz deu o primeiro passo rumo à possibilidade de aderir ao modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O clube irá formar uma comissão para estudar a estruturação, em uma iniciativa inédita para o futebol profissional local. A decisão será discutida em uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, convocada para a próxima terça-feira, 26, a partir das 19 horas, no Estádio dos Plátanos.
O encontro ainda terá como pauta principal o planejamento financeiro até o final do mandato da atual diretoria, em julho de 2025, e uma palestra intitulada “Entendendo a SAF”. A exposição será ministrada pelo advogado e professor universitário Felipe Moreira de Oliveira, especializado no modelo de gestão que tem sido adotado por grandes clubes brasileiros.
LEIA TAMBÉM: Héctor Bustamante é o novo reforço anunciado pelo Avenida
Publicidade
Procurado pela reportagem do Portal Gaz, o presidente do Futebol Clube Santa Cruz, Tiago Rech, destacou que a formação da comissão é uma etapa essencial para avaliar as vantagens e desafios da SAF. “Nosso objetivo é garantir que o Santa Cruz esteja alinhado com as tendências do futebol nacional, mas, principalmente, que tenhamos segurança jurídica e administrativa para qualquer decisão. A criação de uma comissão de estudos é o primeiro passo para um debate maduro e responsável sobre o futuro do clube”, destacou Rech.
A estruturação de uma SAF tem sido cada vez mais discutida no futebol brasileiro como uma alternativa para atrair investimentos, modernizar gestões e garantir maior competitividade no mercado. Atualmente, o Brasil conta com 63 SAF´s, sendo 14 delas nos três estados do Sul. No Rio Grande do Sul apenas o Clube Futebol com Vida aderiu ao modelo.
Publicidade