Um dos clubes mais antigos do futebol amador de Santa Cruz do Sul e da região completa seu 84º aniversário neste sábado, 27. O FC Rio Pardinho foi fundado em 1938, tendo na presidência Arnoldo Dassow. A primeira partida foi realizada em 7 de setembro de 1941 contra o Cruzeiro, de Rio Pequeno. As cores oficiais são verde e branco, e o primeiro campo usado pelo clube localizava-se nas terras de Alfredo Pittelkow. Em 1962 houve a inauguração do novo campo, sob a presidência de Willy Rudi Ristow, que continua sendo a sede do clube até os dias atuais.
A primeira diretoria foi composta pelo presidente Arnoldo Dassow, o secretário Osmar Molz e o tesoureiro Reinhardt Zingler. O presidente de honra era Alfredo Pittelkow, que colocou suas terras à disposição para os jogos do Rio Pardinho. A primeira partida foi disputada no dia 7 de setembro de 1941 contra o EC Cruzeiro, de Rio Pequeno. Com as cores oficiais, verde e branco, participou de vários campeonatos, tendo como seus principais adversários o Sinimbu e o Teresa, de Vera Cruz.
LEIA TAMBÉM: FC Rio Pardinho conclui cobertura da quadra poliesportiva
Publicidade
O maior goleador da história do clube é Darcilo Gressler, o Zezinho, atleta de grande destaque no cenário do futebol santa-cruzense. Integrou a equipe que conquistou o primeiro título estadual de futebol de salão, pelo Corinthians. Ele destaca que o clube sempre foi sua grande paixão. “Tivemos grandes elencos e jogos. Fomos campeões em várias competições, sempre com equipes que aliavam futebol de qualidade e muita garra”, cita. Um dos mais recentes títulos na galeria foi o da Lifasc, em 2021, ainda relativo ao campeonato de 2019, que havia sido suspenso por conta da pandemia.
O dia 13 de maio de 1962 ficará na história de Rio Pardinho. Uma data cheia de atrações, quando foram inaugurados o novo campo oficial e os pavilhões de festas do clube, com a presença dos juniores do Grêmio. As equipes empataram por 2 a 2, com os dois gols marcados por Zezinho. Uma ocasião marcante com a presença de um grande público. Na preliminar, houve o clássico Tere-Bu, Teresa (Vera Cruz) e Sinimbu.
LEIA TAMBÉM: Festival da Galinha Recheada será em setembro
Publicidade
O presidente Edson Koeppe ressalta que, em termos de estrutura, o Rio Pardinho teve um crescimento muito grande nos últimos cinco anos. “Montamos um grupo de trabalho na diretoria a fim de projetar melhorias na estrutura, até para atrairmos novos sócios e dar uma nova vida ao clube”, destaca.
O Rio Pardinho ainda mantém escolinhas para formação de atletas. A celebração dos 84 anos do clube alviverde será realizada dentro do Festival Nacional da Galinha Recheada, marcado para o dia 4 de setembro.
LEIA TAMBÉM: Projeto que valoriza galinha recheada é aprovado
Publicidade
Títulos e vários campeonatos disputados
Em toda a sua história, o FC Rio Pardinho obteve um grande número de títulos em diversos campeonatos que disputou. Um dos torneios mais tradicionais da época era o da Liga de Sinimbu, onde se tornou multicampeão. Outro título que merece destaque foi o de campeão municipal em 1992. Além disso, disputou o Campeonato Interligas de Futebol (CIL), Acivarp, Liga Rio Pardinho, Interdistrital, Cinturão-Verde, Campeonato Regional, entre outros torneios.
Atualmente disputa o campeonato da Lifasc, no qual conquistou seu primeiro título, na categoria titulares, em 2004, alcançando o bicampeonato em 2012. Também faturou o bicampeonato nos aspirantes. Ainda na Lifasc, o clube ganhou título em categorias como o futsal feminino, futsal veterano, olimpíadas rurais, entre outros. Em 2021, o Rio Pardinho conquistou o tricampeonato da Lifasc na categoria titulares, em cima do Guarani, de São Martinho.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!