Um dos clubes mais antigos do futebol amador de Santa Cruz do Sul e da região completa seu 84º aniversário no dia 27 de agosto. O FC Rio Pardinho foi fundado em 1938, tendo na presidência Arnoldo Dassow. A primeira partida foi realizada em 7 de setembro de 1941 contra o Cruzeiro, de Rio Pequeno. As cores oficiais são verde e branca, sendo que o primeiro campo usado pelo clube era localizado nas terras de Alfredo Pittelkow. Em 1962 houve a inauguração do novo campo, na presidência e Willy Rudi Ristow, que segue sendo sede do clube até os dias atuais.
O maior goleador da história do clube é Darcilo Gressler, o Zezinho, atleta de grande destaque no cenário do futebol santa-cruzense, integrou a equipe que conquistou o 1º título estadual de futebol de salão, pelo Corinthians. Zezinho destaca que o clube sempre foi sua grande paixão. “Tivemos grandes elencos e jogos. Fomos campeões em várias competições, sempre com equipes que aliavam futebol de qualidade e muita garra”, cita. Um dos últimos títulos foi o da Lifasc, em 2021, relacionado ao campeonato de 2019.
O presidente do clube Edson Koeppe ressalta que Rio Pardinho teve um crescimento muito grande nos últimos cinco anos em termos de estrutura. “Montamos um grupo de trabalho na diretoria a fim de projetar melhorias na estrutura do clube, até para atrairmos novos sócios e dar uma nova vida ao clube”, destaca. O Rio Pardinho ainda está com escolinhas, que buscam formar atletas com vínculo com o clube.
Publicidade
LEIA MAIS: Rio Pardinho e Linha Santa Cruz se enfrentam na semifinal da Copa Oral Sin
A celebração dos 84 anos do clube vai ser realizada dentro do Festival Nacional da Galinha Recheada. Na sua sexta edição, o evento ocorre no dia 4 de setembro, com uma grande festa. Depois de dois anos em forma de drive thru (pegue-leve), o FC Rio Pardinho volta a promover o seu modelo tradicional e será realizada na sede do FC Rio Pardinho, que ganhou novo pavilhão.
O almoço presencial será servido a partir das 11 horas na sede do clube. Já a entrega em formato drive thru ocorre das 9h30 ao meio dia (veja os locais abaixo). Os cupons para a Galinha Recheada serão vendidos antecipadamente nos pontos de vendas abaixo, pelo valor de R$ 65,00.
Publicidade
Este ano terá a novidade da comercialização de galinha recheada crua, para degustação noutro dia para quem não puder participar no dia do festival, além da Galinha Recheada assada, tanto para drive thru, como para o consumo no local do festival. Também serão comercializados antecipadamente o cupom para o almoço (buffet) no local da festa. Parte da receita será revertida para a Copame, ao projeto social das escolinhas de futebol do clube e para as obras de melhorias.
LEIA MAIS: FC Rio Pardinho celebra 83 anos com visão para o futuro
Além do almoço em si, a direção do FC Rio Pardinho está promovendo uma série de inovações, em especial o show de bandas, com a participação de seis bandas entre 10 horas e meia-noite no novo pavilhão coberto do clube. Além disso, haverá a possibilidade de passeios de balão com a presença da Jung Balonismo – atração que depende de boas condições climáticas. Haverá chope da Heilige e cerveja Brahma.
Os ingressos antecipados podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda: em Santa Cruz do Sul, na Padaria Panisul, Belfaactus Seguros, MD Pneus, Ulfer Purificadores, Bela Casa Materiais de Construção, Nilson Cabeleireiro, Posto Carlão, Mercado Schuck, Show dos Esportes, Intelsed Energia, Restaurante Juruna, Vidraçaria Arroio Grande e Beto Lanches; em Linha Santa Cruz, na Agro Lauschner; em Vera Cruz, na Casa das Tintas e na Star Machine; em Rio Pardinho, no Supermercado Schulz, no Posto Tio Willy, Mercado Silvane Lauschner, Cucas Gressler, Mercado Ester e Mercado Roesch; em Sinimbu, no Supermercado Schulz e no Supermercado Rabuske. Locais de retirada (é preciso combinar com antecedência): Padaria Panisul, em Santa Cruz do Sul; na sede do FC Rio Pardinho; na Agro Lauschner, em Linha Santa Cruz e na Casa das Tintas, em Vera Cruz. Informações pelo telefone (51) 99544 1216.
Publicidade
LEIA MAIS: FC Rio Pardinho conclui cobertura da quadra poliesportiva
O evento promete ser um dos mais concorridos em termos de música, já que ao longo do dia, seis bandas vão ser a atração para agradar a todos os estilos. A programação inicia às 10 horas, com a Banda Heilige; ao meio-dia o som será de Elton & Juliana; às 14 horas, a animação será por conta da Banda Nova Geração; às 16 horas, o Rainha Musical fará a sua apresentação; às 18 horas, será a vez da Banda Rosas subir no palco e o fechamento do show de bandas será ao som da Banda Magia. Apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Frigoríficos Schender e Panke, Cirúrgica Santa Cruz e Modal Transportes.
Campo antigo – 1938/1962
Publicidade
O “vovô” FC Rio Pardinho foi fundado no dia 27/08/1938, uma das equipes mais tradicionais da região, está completando 84 anos de história. Sua primeira diretoria foi composta pelo presidente Arnoldo Dassow, o secretário Osmar A. F. Molz, o tesoureiro Reinhardt P. Zingler. O Sr. Alfredo Pittelkow era o presidente de honra, pois colocou suas terras à disposição do Clube para seus jogos. Sua primeira partida foi realizada no dia 7 de setembro de 1941 contra o E. C. Cruzeiro, de Rio Pequeno.Com as cores oficiais, verde e branco, participou de vários campeonatos, tendo como seus principais adversários, o G. E. Sinimbu e E. C. Teresa de Vera Cruz. Sua sede na época era no Salão Waechter. Em 1956, Afredo Pittelkow vendeu suas terras para Sebaldo Waechter, porém o clube continuou utilizando o campo. A equipe do FC Rio Pardinho jogou a primeira partida oficial pela Liga, em 1956, quando venceu o Sinimbu por 1 a 0, com gol de Zezinho (Darcilo Gressler), cobrando falta com barreira.
Inauguração do campo novo –13/05/1962
Em janeiro de 1959 foi adquirida uma área de terras de três hectares, pertencente a Germano Radtke, Artur Rieck e Sebaldo Waechter, cujo local é hoje a sede do clube. Toda a construção foi feita em mutirão pelos associados, que além de doarem o material, também colaboraram com a mão-de-obra.
O dia 13 de maio de 1962 ficará na história de Rio Pardinho. Um dia cheio de atrações, quando foraminaugurados o novo campo oficial e os pavilhões de festas do clube, com a presença dos juniores do Grêmio Porto-Alegrense, culminando num extraordinário feito num jogo em que o FC Rio Pardinho empatou em 2×2, com os dois gols marcados por Zezinho (Darcilo Gressler). Um dia marcante com a presença de um grande público. Na preliminar, teve o clássico Tere-Bu, Teresa (Vera Cruz) e Sinimbu.
Publicidade
Títulos e campeonatos
Em toda a sua história o clube obteve um grande número de títulos em diversos campeonatos que disputou. Um dos campeonatos mais tradicionais da época era o da Liga de Sinimbu, onde se tornou multicampeão. Outro título que merece destaque foi o de Campeão Municipal em 1992. Além disso disputou o Campeonato Interligas de Futebol (CIL), Acivarp, Liga Rio Pardinho, Interdistrital, Cinturão-Verde, Campeonato Municipal, Campeonato Regional, entre outros torneios e em outras modalidades esportivas. Atualmente disputa o campeonato da Lifasc, onde conquistou seu primeiro título, na categoria titulares, em 2004 e alcançando o bicampeonato em 2012. Nos aspirantes também conquistou o bicampeonato. Ainda na Lifasc o clube também conquistou título em demais categorias como o futsal feminino, futsal veterano, olimpíadas rurais, entre outros. Em 2021, o clube conquistou o tricampeonato da Lifasc na categoria titulares, título conquistado em finais diante do Guarani, de São Martinho. Acompanhe o clube no Instagram.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.