Categories: Geral

Fase e Grêmio fecham parceria para inclusão social de adolescentes

A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) assinou, nesta segunda-feira, 11, termo de cooperação com o Grêmio para promover a inclusão social de adolescentes por meio do esporte e do futebol. Os jovens internos que apresentarem bom rendimento escolar, compromisso em frequentar cursos de profissionalização e bom comportamento, poderão visitar o estádio e realizar o tour pela Arena do Grêmio. Além disso, receberão 10 ingressos de cortesia para assistirem aos jogos do clube quando forem sediados na Capital.

A formalização da parceria entre as duas instituições ocorreu na Arena Porto-Alegrense, quando o presidente da Fase, Robson Luis Zinn, e o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior., concretizaram o termo de cooperação. A reunião teve a presença da secretária da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Maria Helena Sartori.

Zinn falou sobre a importância do esporte no processo socioeducativo e aproveitou o momento para convidar o presidente do Grêmio a visitar as unidades da Fase. “Nossos adolescentes, em regra, nunca teriam a oportunidade de participar de uma atividade esportiva, quanto mais assistir a espetáculos como estes. E o importante é que isso vai contemplar também os jovens das unidades da Fase do interior do Estado”, disse.

Publicidade

Romildo Bolzan se colocou à disposição da fundação para auxiliar no resgate da autoestima dos socioeducandos. “Sabemos da importância e da diferença que o esporte, e principalmente o futebol, fazem na vida desses menores. Muitos atletas em atividade no Brasil são oriundos de classes menos favorecidas, cujas realidades econômico-sociais vivenciadas em sua origem poderiam levá-los para o caminho da criminalidade. Felizmente muitos conseguiram buscar no desporto o resgate da própria cidadania”.

Para a secretária da Justiça e dos Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, a parceria atua diretamente no trabalho socioeducativo. “Isso passa a ser um incentivo lá dentro. Os jovens ficam motivados ao saberem que poderão assistir aos jogos. Muitas vezes, o sonho de sair dessa realidade em que vivem passa pelo futebol”, afirmou. Ao final do encontro, Bolzan brindou a secretária com a camisa 10 do clube, que trazia a sigla Fase no espaço do nome do jogador.

O chefe do Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce) da Fase, Isair Barbosa Abrão, disse que o acordo entre as instituições é uma boa oportunidade aos adolescentes. “Esse convênio trabalha diretamente na inclusão social e proporciona uma atividade esportiva que, no que dependesse só deles, dificilmente conseguiriam participar”.
Também participaram do evento pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, a secretária-adjunta, Maria Elizabeth Pereira, e o chefe de gabinete, Eduardo Biacchi. Pela Fase, os diretores Socioeducativo, André Severo; Administrativo, José Reus e de Qualificação Profissional e Cidadania, Ledi Teixeira; além do patrono do Grêmio Hélio Dourado.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.