A bordo de uma kombi, os irmãos sobradinhenses Gerson Ruoso, 55 anos, e Márcia Weber Ruoso, 50 anos, irão se aventurar pelas estradas gaúchas até chegar ao estado vizinho. O destino é o Farol de Santa Marta, localizado em Laguna, Santa Catarina. A viagem que está prevista para iniciar na primeira semana de abril, deve durar aproximadamente uma semana, entre percurso de ida e volta, e a estadia por lá.
Apesar dos detalhes ainda estarem sendo preparados, a ideia de aventurar-se com uma “casa sobre rodas” começou com Gerson, empresário e despachante previdenciário, apaixonado por viagens e turismo. “Tudo começou há uns 4 ou 5 anos. Como tenho avião ultraleve, um dia conheci um senhor que veio para cá com um motorhome. Entrei no automóvel e achei muito interessante. Claro, era um pouquinho maior que uma kombi, mas pensei que esta seria o suficiente para até 4 pessoas acampar ou viajar e, por ser menor, não teria preocupação para ingressar nas cidades”, relembra Gerson sobre o momento, e também quando amadureceu a ideia e adquiriu a kombi há cerca de dois anos.
LEIA TAMBÉM: Lagoa Bonita lança concurso para escolher slogan e marca turística do município
Publicidade
Após um período com ela parada, deu início à desmontagem para remodelá-la e uma revisão mecânica, já que esta parte estava em boas condições. “Foi aí que iniciei o processo de tratamento da lataria, limpeza e todo preparativo para receber piso, revestimento e móveis”, tudo para torná-la o mais próximo de uma casa sobre rodas e poder usufruir deste espaço com direito a itens de dormitório e cozinha. “Geladeira, fogão, pia, banco que vira cama, tudo pensado para ela”, acrescenta.
Acampamentos foram testes para a aventura mais longa Já pronta para pegar a estrada O início do processo de montagem da kombihome
O serviço vinha sendo executado por Gerson, em um determinado momento necessitou de ter auxílio para deixar a kombi o mais próximo possível da forma como gostaria. “Foi aí que entrou o Cristiano Lovatto. Propus uma parceria na utilização da kombi, e ele, com seu talento, ajudou na montagem dos móveis”, frisa Ruoso.
LEIA TAMBÉM: Alegria em forma de criança: um cromossomo a mais de amor
Publicidade
Segundo o empresário, ainda serão acrescidos novos detalhes após o retorno da viagem. “Meu sonho era ter um carro de passeio que fosse motorhome. Para isso é necessário investimentos. A depender do que se deseja, os gastos podem ser maiores ou menores”, pontua Gerson, que tem também na aviação uma grande paixão vinda de família.
O primeiro destino seria Bonito, no Mato Grosso do Sul, e quem sabe será o próximo, após a ida para Santa Catarina. “Teremos dia para ir e voltar, mas o trajeto vai ser resolvido na hora, parando para apreciar e conhecer lugares. Registrar estes momentos”, enfatiza. Segundo ele, com a pandemia houve um aumento expressivo de pessoas em busca de viagens com motorhome e passeios mais próximos, como dentro do estado ou nas divisas.
No improviso, já foram realizados passeios com a kombi, como saídas para acampar e no auxílio em promoções beneficentes, levando a máquina de algodão doce. “Mas agora será para valer. Serão aproximadamente 1.200 quilômetros entre ida e volta.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Família de Santa Cruz conhece belezas da região a bordo da Kombi Aurora
Já para Márcia, que é funcionária pública e artesã no Ateliê das Agulhas, e prefere o conforto do lar, este será um momento para desafiar-se. Ela está sendo a produtora de conteúdo do projeto entre irmãos e tem divulgado alguns passos antes da viagem no Instagram @faroldekombi. “Eu já ia todo ano para o Farol de Santa Marta, aproveitando alguns dias entre hotel e a casa de uma amiga e meu afilhado. Só que já faz dois anos que não vou para lá, então iria de qualquer forma aproveitar uma folga para revê-los. Então foi quando surgiu a ideia em um almoço de domingo meu e do Gerson. Vamos sem pressa, aproveitando para conhecer outras praias. O nosso trajeto vai ser definido durante o percurso”, destaca. O nome do projeto inclusive foi ideia dela. “Reunindo o farol do nome do nosso destino e o farol peça da kombi. É uma kombihome”, salienta.
Márcia e Gerson ajustam últimos detalhes antes da viagem
No retorno da viagem, além de terem obtido sucesso no percurso, o bagageiro também deverá estar cheio de histórias para contar. Aguardaremos para trazer aqui parte delas.
Publicidade
“Toda viagem não é só o ponto de partida e o ponto de chegada. O principal da viagem está no intervalo. É a vida da gente. Tu nasce e morre, então neste meio tempo tem que aproveitar”.
Gerson Ruoso
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade