Os deslocamentos mensais que Marlise Therezinha Weitzmann Hermes fazia ao Centro somente para buscar remédios na Farmácia Municipal já não são mais necessários. Desde janeiro, a moradora de Alto Linha Santa Cruz conta com o serviço mais perto de casa. Isso porque o programa Farmácia Móvel incluiu o Distrito de Boa Vista no roteiro que já ocorria em outras localidades do interior de Santa Cruz do Sul. “É muito importante que os serviços sejam trazidos também para a colônia. Para mim, foi muito bom”, avalia.
A iniciativa, que esteve na localidade nesta semana, ocorre na Estratégia Saúde da Família (ESF) Boa Vista. Dona Imelda Beckenkamp, de 69 anos, mora na Travessa Bohn e acompanha o calendário de visitas para ir com o marido retirar seus medicamentos. “Não preciso mais ir até a cidade sempre”, comenta a agricultora. Nos oito primeiros meses de atendimento naquela região do município, 387 dispensas de receitas já foram contabilizadas.
LEIA MAIS: Farmácia Móvel atende Boa Vista
Publicidade
De acordo com a Assistência Farmacêutica do município, além de Boa Vista, a Farmácia Móvel também vai mensalmente para Linha Santa Cruz, Alto Paredão, Rio Pardinho e Linha Pinheiral. Os atendimentos chegaram a ser realizados em São José da Reserva, mas devido à baixa procura, estão sendo reavaliados. O programa iniciou em abril do ano passado e, desde então, já foram 6.395 dispensas de receitas.
A Farmácia Móvel foi criada para facilitar o acesso da população do interior à rede de assistência farmacêutica do município. “Buscamos evitar os deslocamentos até a cidade somente para buscar remédios e isso também resultou em menor movimento na Farmácia Central. Além disso, os usuários acabam economizando com transporte, seja particular ou coletivo”, explica o secretário municipal de Saúde, Giovani Alles.
LEIA MAIS: Distrito de Boa Vista terá Farmácia Móvel a partir de janeiro
Publicidade
Uma vez por mês, conforme calendário divulgado no site da Prefeitura, a unidade vai até uma localidade de Santa Cruz. As próximas visitas ocorrerão em Linha Santa Cruz, no dia 18 de agosto; Alto Paredão, em 19 de agosto; Rio Pardinho, em 25 de agosto; e Pinheiral, 27 de agosto.
LEIA TAMBÉM: Central de Doações retomará cadastro de famílias em Santa Cruz
Publicidade