Polícia

Fardamento da Brigada Militar é reformulado para aumentar proteção de agentes

Desde o início de junho, as vestimentas da Brigada Militar (BM) ganharam uma nova aparência e melhorias de funcionalidade. Os uniformes dos brigadianos passaram por uma reformulação que vai modernizar e dar maior proteção aos 17,1 mil profissionais na ativa. O lançamento oficial ocorreu nessa quinta-feira, 6, em Porto Alegre.

Conforme o comandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli, as alterações tomaram por base fardamentos utilizados em outros Estados e no exterior. “O novo modelo, mais moderno e confortável, foi desenhado a partir das melhores referências já utilizadas em outras forças militares e policiais no Brasil e no mundo”, explicou.

LEIA TAMBÉM: Grupo debate ações contra a perturbação no Bairro Goiás

Publicidade

Visualmente, o uniforme não teve muitas alterações e mantém a configuração utilizada desde a década de 1980, preservando a tradicional cor bege-lido da farda, já facilmente reconhecida. Houve alteração apenas no boné, que deixou de ser branco para ter o mesmo tom do restante das peças.

O tecido utilizado para a produção foi trocado, e agora o fardamento passa a ser composto de poliamida, algodão e elastano, com reforço da costura. A tecnologia utilizada vai possibilitar maior ergonomia e conforto térmico para execução dos movimentos exigidos no cumprimento do dever. Além disso, o tecido recebeu tratamento especial em partes que recebem maior atrito no dia a dia, como antebraços, joelhos, gancho da calça e quadris, o que proporcionará maior proteção e durabilidade das peças.

LEIA TAMBÉM: Operação integrada prende quatro e recupera parte do dinheiro de vítima que caiu no golpe do bilhete

Publicidade

A proposta também é uma ação de valorização da tropa, buscando melhorar a prestação do serviço para a comunidade. “Entendemos que a modernidade dos conceitos e materiais do novo fardamento deve se converter em conforto, qualidade de vida e operacionalidade para a tropa por meio de um dos elementos mais importantes do trabalho e da identidade da corporação. Os gaúchos poderão sentir uma diferença nos serviços que receberão”, comentou Feoli.

O fardamento novo começou a ser utilizado, a princípio, pelos brigadianos que atuam em Porto Alegre e na Região Metropolitana, no Vale do Sinos e pelo Comando Rodoviário (CRBM). A previsão é de que, até o final deste ano, todo o efetivo já esteja devidamente paramentado com a versão atualizada da farda.

Novo modelo com a proteção específica para uso durante pilotagem de motocicletas | Foto: Gustavo Mansur/Secom
Fardamento atualizado é mais moderno e confortável | Foto: Gustavo Mansur/Secom

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.