Política

Famurs vai participar de mobilização nacional contra redução das receitas municipais

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) se reuniu em assembleia nesta segunda-feira, 4, como forma de preparação à mobilização nacional convocada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O ato ocorre em Brasília nesta terça-feira, 5. O grupo vai discutir as pautas com os parlamentares e, à tarde, o movimento segue para o Congresso Nacional.

Em entrevista ao programa Radar, na Rádio Gazeta 107,9 FM, o prefeito de Restinga Sêca e presidente da Famurs, Paulinho Salerno, destacou que são esperados de 700 a 800 prefeitos. “O objetivo da mobilização é de que algumas pautas que estão no Congresso sejam melhor analisadas e possamos ter menos perdas aos municípios. Muitas decisões estão sendo tomadas pelo Congresso levando-se em conta o período eleitoral e não propriamente a gestão pública. Precisamos alertar a população, os parlamentares e o próprio Governo Federal em relação a isso”, destacou.

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova PL que regulamenta associações de municípios

Publicidade

Dados divulgados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) apontam que medidas federais do Legislativo, do Executivo e do Judiciário que afetam as finanças municipais, somam um impacto de R$ 73 bilhões ao ano para os Municípios. Ainda, que se aprovadas as pautas em tramitação, este número pode chegar a R$ 250,6 bilhões. Os valores se referem à redução de receitas, aumento de despesas e liminares que impedem a redistribuição de recursos.

Uma das pautas propostas defendidas pela mobilização é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015, da senadora Ana Amélia (PP-RS), que proíbe a União de criar despesas aos demais entes federativos sem prever a transferência de recursos para o custeio. O texto está em análise na Câmara dos Deputados. A comitiva gaúcha deve contar com mais de 100 prefeitos participando da mobilização.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.