Embora o ano esteja só começando, as famílias não querem deixar para comprar o material escolar na última hora. E a busca antecipada pelos itens para os estudantes tem movimentado as papelarias de Santa Cruz do Sul.
Na visão dos comerciantes, o adiantamento permite que os consumidores pesquisem com mais calma os produtos necessários, além de conferir os preços. A depender do item, o valor pode variar consideravelmente.
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“Um lápis de escrever pode custar de R$ 0,50 até R$ 3,90. E um caderno especial, para uma matéria, varia de R$ 12,00 a R$ 49,00”, explica a vendedora da Gepel Papelaria, Cristine Geller. Assim, cabe aos pais escolherem se preferem produtos mais acessíveis ou mais caros.
Uma das novidades são os marcadores de texto aromatizados, que têm chamado a atenção de crianças e adolescentes. Entre os mais novos, outra tendência são as mochilas decoradas com capivaras ou dinossauros. Cadernos com personagens, incluindo o Sonic, ou de marcas, como a Coca-Cola, também são procurados.
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Para Cristine, a compra antecipadas favorece a pesquisa de preços, contribuindo para não gastar além do planejado. “Os pais, então, podem se manter no orçamento, investir num produto de maior qualidade e agradar às crianças com um item diferenciado”, observa.
A supervisora de vendas da papelaria Clip Graffite, Suzete Rios Machado, afirma que algumas famílias foram às compras do material escolar antes do início das férias. “Muitos clientes já estão com as listas prontas. A demanda está alta.”
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Livros e canetas específicos para pintura estão em evidência. E entre os materiais decorados, aqueles com capivaras também conquistaram os estudantes.
Segundo ela, a estratégia ajuda a evitar a correria que vai aumentando à medida que o início do ano letivo se aproxima. “E nós conseguimos atender melhor o cliente, dar mais atenção, porque não vai ter o corre-corre e a multidão de pessoas”, destaca.
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Com a acessibilidade dos smartphones, as papelarias precisaram se adaptar ao comportamento das famílias, que cada vez mais optam pelo atendimento online.
A Clip Graffite divulga semanalmente promoções e descontos em suas redes sociais. “O atendimento é tanto presencial quanto online, com grande uso de WhatsApp, onde os clientes podem enviar suas listas e até fechar compras por lá”, diz a supervisora de vendas, Suzete Rios Machado.
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Por se tratar de uma tendência cada vez mais comum, a vendedora Cristine Geller, da Gepel, avalia que o atendimento digital exige agilidade e conhecimento por parte dos comerciantes. Pelo celular, os pais pedem orçamentos, tiram dúvidas, conferem a disponibilidade de produtos e adquirem o material escolar.
“Enviamos fotos dos produtos e atendemos às solicitações enviadas pelo celular. Muitos compram direto pelo WhatsApp, fazem o pagamento via Pix e entregamos. Assim o movimento na loja tem sido menor, enquanto pelo WhatsApp, aumenta”, afirma.
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