Os reflexos do temporal da tarde do último sábado ainda podiam ser vistos nas ruas de Santa Cruz do Sul nessa segunda-feira, 27. Em meio à operação de limpeza das vias realizada por equipes da Prefeitura e Corpo de Bombeiros, dezenas de famílias atingidas se mobilizavam para fazer reparos em suas residências.
Bairros da Zona Norte, como o Independência, foram os mais prejudicados pelas rajadas de vento que chegaram a 78 quilômetros por hora. Postes tombaram e a energia somente foi restabelecida nessa segunda.
LEIA MAIS: FOTOS: semana será de reconstrução após o temporal em Santa Cruz
Publicidade
A Prefeitura contabilizou 56 árvores caídas em diferentes pontos. Uma delas foi em frente à casa do enfermeiro Tiago de Carvalho, de 36 anos, na Travessa Itararé, Bairro Independência. Ele teve que ajudar a desentupir o bueiro da esquina de sua rua, para impedir que o grande volume de chuva resultasse em água invadindo as residências.
LEIA TAMBÉM: VÍDEOS E FOTOS: Santa Cruz registra estragos após temporal com queda de granizo
“Em menos de dez minutos veio um vento muito forte, seguido de chuva e granizo. E foi muito repentino, quem tinha o carro na rua não conseguiu tirar. A vazão de água foi tão grande que o esgoto não conseguiu conter. Acabou elevando o nível da água na rua, mas conseguimos desentupir a tempo, antes de entrar nas casas. Mas o mais perigoso eram as telhas voando. A gente escutava os barulhos das telhas sendo arrancadas e quebrando”, contou.
Publicidade
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Luiz Ruas, uma das prioridades foi realizar os reparos nas escolas municipais que foram afetadas e precisaram suspender os seus atendimentos. Ele lembrou, que embora tenham sido poucos minutos de chuva, isso foi o suficiente para causar um grande transtorno aos moradores dos bairros mais atingidos: Independência, Universitário, Santo Inácio, Centro, Germânia, Renascença e Linha Santa Cruz.
LEIA TAMBÉM: Quatro escolas municipais não terão aula nesta segunda-feira em virtude do temporal
“As escolas e creches foram muito afetadas. Começamos nesta parte para que os pais possam trazer seus filhos para as creches o quanto antes. Agora estamos dentro do bairro porque caíram muitas árvores no meio das ruas e em cima das casas, e muitas residências ficaram destelhadas”, declarou, enquanto acompanhava o trabalho das equipes no Bairro Independência ontem pela manhã.
Publicidade
Os atendimentos às famílias devem continuar ao longo da semana. A previsão de tempo firme para os próximos dias deve ajudar nos trabalhos. Por outro lado, há indicativo de chuva para o final da semana, o que também acaba gerando apreensão entre as famílias atingidas pelo temporal.
A residência de Tiago não sofreu danos, mas a sua vizinha, Ingrid Schreiner, moradora da Travessa Itaúba, Bairro Independência, estava sozinha em sua casa na hora do temporal e viu as telhas serem arrancadas. A água da chuva acabou caindo sobre o sofá de sua sala, e ela teve que ser ágil para salvar os eletrodomésticos e evitar maiores perdas. Foram momentos de pânico e os danos eram visíveis nessa segunda pela manhã.
“Eu estava na cozinha e de repente começou o vento. Fechei as janelas e escureceu tudo. Logo já era só chuva, pedra e vento. Era horrível, um terror. A árvore da frente da minha casa foi arrancada com tudo. Logo começou a chover dentro de casa. Olhei pra cima e o telhado tinha ido embora.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Secretaria de Planejamento não terá expediente externo na segunda-feira em Santa Cruz
Ainda no dia do temporal, a concessionária RGE, responsável pelo fornecimento de energia elétrica, divulgou que mais de 20 mil residências haviam ficado sem luz devido a quedas de postes e rompimento de fios elétricos. Somente na tarde de segunda, foram mais de 350 atendimentos a clientes que continuavam com problemas no abastecimento.
Uma das afetadas foi a aposentada Neusa dos Santos, de 78 anos, que ficou no escuro do fim de sábado até a tarde dessa segunda. “Foi difícil, pois desde sábado até as 16 horas de segunda-feira, eu fiquei sem luz. Telefonei muitas vezes e não me atenderam. Eu não uso WhatsApp, meu telefone é antigo, não consegui entrar em contato com ninguém. Domingo tive que pedir ajuda para o vizinho e para minhas sobrinhas entrarem em contato com a RGE, e assim me prometeram fazer o reparo, mas estão demorando.”
Publicidade
A RGE orienta os consumidores a avisarem sobre a falta de energia através de mensagem SMS do telefone celular. No texto, é preciso enviar o código do cliente, que consta na conta de energia elétrica, para o número 27350. Para entrar em contato via WhatsApp, o número é o (51) 99955 0002.
A Prefeitura segue atendendo quem necessitar de telhas. A entrega ocorre na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana mediante cadastro na Defesa Civil e vistoria prévia. Até 15 telhas por residência podem ser doadas. A solicitação pode ser feita pelos telefones 199, 153 e 3717 3473.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.