De abril a julho deste ano, 28 moradias receberam atenção especial da Secretaria Municipal de Habitação de Santa Cruz do Sul com a realização de melhorias nas casas. Entre os beneficiados está o casal Iracema e Ernesto Dorneles da Silva, moradores do Bairro Faxinal Menino Deus. Ao completar 41 anos de casados, os dois parecem estar vivendo uma segunda lua de mel.
O lar onde criaram seus cinco filhos passou por uma reforma nos últimos dias. Ernesto, de 71 anos, conta que esperava há dois anos por isso. Já Iracema, aos 66 e com problemas de saúde, lembra que a residência antes estava escorada num poste e havia o risco de que caísse sobre eles.
Segundo a secretária Aretusa Scheibler, a casa realmente precisava de reparos e a reforma foi agilizada pelo fato de os moradores serem idosos. Para ter direito, as famílias devem estar inscritas no CadÚnico e em situação de vulnerabilidade social. Após realizar o pedido, os interessados recebem a visita de profissionais da assistência social que verificam a necessidade e a urgência da solicitação.
Publicidade
Além da mão de obra, a secretaria disponibiliza materiais como telhas, aberturas, madeiras, tijolo e cimento, sem custo para os proprietários. “Em muitos casos, quando a família dispõe de recursos humanos e consegue fazer as melhorias por conta própria, só cedemos o material necessário”, explica.
No caso de Ernesto, ele garante que fará a parte dele, com a pintura e colocação do forro na moradia. A secretaria está localizada junto ao Ginásio Poliesportivo e o telefone é (51) 3715 1895.
LEIA MAIS: Família que teve casa atingida por incêndio recebe imóvel reformado
Publicidade
This website uses cookies.