Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Venâncio Aires

Famílias de Vila Mariante são removidas para abrigo após cheia do rio

Cerca de 30 pessoas já foram removidas de suas casas, em Vila Mariante, como medida preventiva ao aumento do nível das águas do Rio Taquari. A ação foi coordenada pela Defesa Civil de Venâncio Aires, capatazias de Mariante e Vila Estância Nova e Corpo de Bombeiros. As famílias, residentes na localidade de Travessa da Olaria, foram abrigadas em pavilhão de propriedade de Hamilton Pereira, já que o nível do rio, cuja média normal é de 1m60cm, apresentava nível de 12m70cm, em medição feita às 14h30min desta quarta-feira, 15.

Segundo informações da capatazia de Vila Mariante, a remoção preventiva se justifica pela iminência de que a água invada as casas destes moradores durante a madrugada. “Por experiência, sabemos que, quando o nível do rio Taquari para de subir em Estrela, significa que ainda teremos 10 horas de aumento do nível da água em Mariante”, depõe o servidor Mauro Luft. “Como durante a tarde o rio continuava subindo em Estrela, os indicativos são que estas casas serão alagadas ao longo da noite, num momento em que a remoção fica muito mais difícil”, explica.

A retirada das famílias ocorreu com máquinas e caminhões das capatazias locais, que estarão de plantão em Vila Mariante ao longo da noite, junto com o comando da Defesa Civil. As medições do nível do rio serão feitas de maneira periódica, para acompanhar a evolução da cheia.

Publicidade

PREJUÍZOS EM ESTRADAS

Conforme a capatazia de Mariante, a alta do rio Taquari já está bloqueando as estradas de acesso à Linha Itaipava das Flores, Linha Sertão (desvio da ERS-130, onde há uma ponte interditada), Linha Santa Mônica, Picada Mariante, Sanga Funda, Travessa Mariante, Picada Castelhano e trecho da ERS-130, próximo à Linha Chafariz. Nas imediações de Vila Palanque, também há bloqueios nas estradas que ligam Linha Herval até Linha Cerrito e Cruzeiro do Sul.

Mesmo com o tempo ainda instável, as primeiras obras de recuperação de estradas já estão em andamento. As capatazias da Secretaria Municipal da Agricultura estão orientadas a fazer limpezas em bueiros e valetas, que facilitem o escoamento da água empoçada. Também foram consertados bueiros em trechos problemáticos na Linha Santana e Vila Palanque. Já equipes da Secretaria Municipal da Infraestrutura e Serviços Públicos iniciam o conserto de uma ponte em Linha 17 de Junho e a limpeza da chamada Estrada Velha para Santa Cruz do Sul, em Linha Hansel.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.