Para ajudar na recuperação após a enchente que atingiu a região, cerca de 150 famílias de Santa Cruz do Sul deverão receber R$ 2,5 mil cada do programa Volta por Cima, do Governo do Estado. A informação foi confirmada pela secretária municipal de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming.
Para serem beneficiadas, as famílias precisam estar cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) e terem uma renda na faixa de pobreza ou extrema pobreza, ou seja, de até R$ 218,00 por pessoa. No entanto, Priscila conta que pessoas cuja renda seja pouco superior também estão sendo registradas, visto que pode haver uma segunda chamada. Além disso, a medida é restrita a moradores dos bairros que foram atingidos pelos efeitos das chuvas, seja por enchente ou por deslizamento. Conforma a secretária, a Defesa Civil possui uma lista de ruas da cidade que foram impactadas.
LEIA TAMBÉM: Número de desabrigados em Santa Cruz caiu pela metade desde a última semana
Publicidade
O cadastro no programa Volta por Cima deve ser realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Central, junto ao Ginásio Poliesportivo Arnão. O local funciona das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas.
No local, é emitida a folha resumo do CadÚnico, para ver se está atualizado. Após, as assistentes sociais fazem o cadastro no programa, que então é lançado na plataforma do governo do Estado. O valor será depositado ao longo dos dias. “A gente também não sabe a data exata que vai ser feito esse depósito, mas o governo do Estado já antecipou que não vai ser muito demorado, porque teve esse programa no Vale do Taquari ano passado e levou uns três meses para ser depositado”, conta Pirscila. A expectativa é de que o valor seja entregue entre maio e junho.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙