Moradores do distrito de Rio Pardinho, no interior de Santa Cruz do Sul, reuniram-se na manhã de sábado para pedir melhorias à Prefeitura. Três demandas centrais foram apresentadas na reunião, que começou às 10 horas, no salão do Futebol Clube Rio Pardinho: expansão da rede hídrica para solucionar os problemas de falta de água, mais ação das forças de segurança para coibir a ocorrência de assaltos e a ampliação do horário de funcionamento do posto de saúde.
Estiveram presentes os secretários Fabiano Dupont, titular da Saúde; Simone Schneider, da pasta de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade; e José Osmar Ipê da Silva, que responde pela Segurança e Mobilidade Urbana. Além deles, participaram o subprefeito de Rio Pardinho, Noemio Hentschke, e o presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Trevisan.
LEIA TAMBÉM: Comunidade se mobiliza contra o Aedes aegypti em Santa Cruz
Publicidade
No caso da água, o pedido é por mais redes hídricas para acabar com as interrupções no fornecimento. “Acontece com frequência e chegamos a ficar quatro dias sem água”, diz o morador Thiago Nery. De acordo com a secretária Simone, os dois novos reservatórios de 25 mil litros cada um, instalados recentemente em Rio Pardinho Alto, serão capazes de suprir as necessidades. “Não tivemos grandes exigências, todos os pedidos já estavam no planejamento da secretaria”, avalia.
Já na segurança, uma das soluções sugeridas pelo secretário José Osmar Ipê da Silva foi a instalação de câmeras de vigilância para coibir a ação dos criminosos e facilitar o trabalho das polícias. Furtos em residências, de automóveis e até mesmo um assalto a mercado foram registrados na localidade nos últimos meses. Além disso, um homem de 33 anos foi morto a tiros em frente a uma distribuidora de bebidas, na madrugada do dia 10 de fevereiro.
LEIA TAMBÉM: Confira orientações de como afastar o mosquito da dengue
Publicidade
Para a saúde, o principal debate girou em torno de melhores acomodações para os usuários que precisam retirar medicamentos na farmácia móvel. Segundo o secretário Fabiano Dupont, o espaço onde antes funcionava a academia de saúde será disponibilizado para que as pessoas aguardem sentadas e em um ambiente climatizado, protegidas do sol, chuva e calor. Ele relatou ainda ter recebido elogios quanto ao atendimento do local, que realizou 1,8 mil consultas nos últimos 60 dias. “Foi uma reunião muito positiva, é sempre importante que a população externe as suas preocupações e reclamações.”
Thiago Nery também avaliou o encontro como produtivo e ressalta que os moradores vão agora aguardar pelo retorno. “Vamos formalizar esses pedidos nas secretarias e esperar, mas saímos daqui satisfeitos com o que nós ouvimos.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙