No início de agosto, a Gazeta do Sul expôs a situação de 15 famílias de Cerro Alegre Alto, localidade a 10 quilômetros do Centro de Santa Cruz do Sul, que não contam com água encanada. O reservatório da Prefeitura fica a 500 metros da primeira casa que necessita a ligação. Alguns moradores precisam bombear a água de uma sanga próxima.
Reuniões chegaram a ser realizadas entre a comunidade e o Poder Público. O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Anderson Mainardi, disse que a verba para fazer a canalização não seria destinada à Sociedade Hídrica de Cerro Alegre, que segundo ele, não daria desconto e cobraria uma taxa para executar o serviço – R$ 1,6 mil parcelado em 12 vezes -, demonstrando falta de interesse público.
Dessa forma, após uma visita às famílias e um estudo técnico feito por funcionários da secretaria, foi definido que a própria Prefeitura fará a instalação da rede hídrica. “Queremos deixar pronto até o Natal. Vamos contemplar 20 famílias. Todos precisam ter acesso à água. Estamos comprometidos com isso. O serviço começará a ser executado em breve”, disse Mainardi.
Publicidade
O casal de aposentados Nely Beatriz Bueno Bittencourt, de 60 anos, e Heraldo Siqueira Bittencourt, 64, relatou na época sofrer com o problema. Para ter abastecimento, os dois utilizavam água de um córrego que passa a cerca de 130 metros da residência.
This website uses cookies.