Familiares de Zeloni Santelmo Soares protestaram na tarde dessa segunda-feira, 18, diante da Prefeitura de Rio Pardo em razão do atendimento recebido por ela no Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, onde esteve internada entre os dias 1º e 2 de julho. Segundo eles, a morte da mulher de 62 anos teria sido causada por suposta negligência das equipes médicas de plantão, que não teriam realizado os procedimentos necessários para salvá-la. Eles ainda fizeram um abaixo-assinado para exigir melhorias na casa de saúde, que é referência para diversos municípios.
LEIA TAMBÉM: Reunião oficializa transferência do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo para o Estado
Segundo Daniel Soares, filho de Zeloni, desde o primeiro atendimento no Hospital Regional até sua transferência para um leito de UTI no Hospital São Roque, em Faxinal do Soturno, diversas situações de negligência teriam ocorrido e resultaram no óbito. Ele questiona ainda a conduta dos profissionais da instituição no contato com a família, afirmando que as informações sobre o estado de saúde da paciente eram muitas vezes incorretas ou divergentes.
Publicidade
Após a morte, a situação foi denunciada ao Ministério Público, ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers). Também foi feito um boletim de ocorrência. O delegado Anderson Faturi, titular da DP de Rio Pardo, informou que a Polícia Civil solicitou documentos ao Hospital Regional e vai analisá-los para definir se instaura um inquérito para investigar o caso.
Gestão
Em março deste ano, a gestão do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo deixou de ser responsabilidade do Município e passou a ser do Estado. A administração da casa de saúde é feita pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS) desde junho de 2020, após os desdobramentos da Operação Camilo, que identificou desvios de verbas da instituição no valor de R$ 15 milhões.
Na ocasião da transferência, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, anunciou que o IACHS permaneceria à frente do hospital até a realização de um novo chamamento público, o que ainda não ocorreu.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE RIO PARDO
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade