O quadro “Café na Roça” desta segunda-feira, 11, visitou a Granja Costaneira, em Campo da Aviação, interior de Sobradinho. A família Wachholz recebeu a reportagem da Gazeta FM com um bom chimarrão e, fazendo jus ao nome do quadro, serviu um delicioso café da manhã ao final da reportagem. Marino, a esposa Lizete, o filho Paulo e a nora Deise se revezam nas atividades diárias. Há algum tempo, a família começou a trabalhar com hortaliças. Marino conta que num primeiro momento optaram pelo plantio direto, aquele em que as mudas são plantadas diretamente na terra. Entretanto, revendo as formas de plantio e buscando novas tecnologias, a família optou pelo plantio hidropônico, que utiliza a água como principal ingrediente para fazer a hortaliça crescer.
“Eu sempre falo aos que vêm nos visitar que as rúculas e alfaces podem ser comparadas com a forma da vida humana. Primeiro, ela é germinada, depois que nasce vai para o berçário, na sequência as encaminhamos para a ‘creche’ e depois para os perfis, onde ficam até estarem boas para o consumo”, explica. De acordo com Paulo, o processo pode levar de 45 a 50 dias. “O bom da planta hidropônica é que ela é totalmente limpa, pois não utiliza terra. Além disso, o trabalho para nós é mais facilitado, tendo em vista que não precisamos nos abaixar para colher o pé já pronto, eles ficam na altura da cintura”, comenta.
Marino comenta que pretende ampliar suas instalações. “Vamos construir mais duas estufas para aumentar a oferta de temperinhos verdes e mais saladas”, comenta. Ao final do quadro, Lizete deu dica para preparar a salada e Deise completou com uma dica para o armazenamento. “O tradicional sal e vinagre são muito bons e não faz com que as folhas percam seu sabor tradicional, mas há quem prefira consumir sem nada”, recomenda Lizete. “Um dica importante para armazenar as hortaliças é contar a raiz e guardas as folhas dentro de um pote fechado na geladeira. Dura uma semana”, garante Deise.
Publicidade
This website uses cookies.