Categories: Regional

Família santa-cruzense organiza campanha para bebê com microcefalia

Uma família santa-cruzense iniciou uma campanha para custear o exame do filho de 1 ano, diagnosticado com microcefalia. José Samuel Teles Pontel é filho de Simone da Silva Teles Pontel e Rafael Moreira Pontel, e reside com os pais e a irmã Ana Vitória, de 6 anos, no Bairro Bom Jesus.

José Samuel nasceu prematuro de 33 semanas e ficou um mês internado na UTI do Hospital Santa Cruz. Após, fez acompanhamento pela UTI Neonatal de Alto Risco. Durante uma consulta no Centro Materno Infantil (Cemai), a mãe contou que estava notando certas alterações no comportamento do filho. Mesmo com 1 aninho, ele ainda não senta, mantém o corpo sempre mole e não estava se desenvolvendo.

Casal Simone e Rafael vive com os filhos Ana Vitória e José Samuel em casa condenada | Foto: Divulgação

Amigos e familiares juntaram-se para custear uma consulta com um neurologista em Venâncio Aires, que constatou o atraso no desenvolvimento e o diagnóstico de microcefalia. A família ganhou um encaminhamento para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a requisição de um exame de ressonância magnética do crânio com anestesia geral, para identificar o grau de gravidade da microcefalia.

Publicidade

Pelo SUS, o tempo de espera para o exame é de pelo menos 12 meses. A ressonância não está disponível em Santa Cruz. Em uma clínica de Porto Alegre, o procedimento custa R$ 1.950,00.

A família conseguiu marcar para o dia 16 de setembro, às 8 horas, e agora tenta conseguir o valor até a data. “Ao saber da notícia a gente ficou sem saber o que fazer, sem chão mesmo. Um amigo se disponibilizou a ajudar com a vaquinha. Nós não sabíamos a quem recorrer, porque mudou tudo na nossa vida”, contou Simone.

Ela tem experiência como auxiliar de padaria, mas está desempregada. A casa onde residem, na Rua Adolfo Pritsch, foi condenada após o último temporal. A família espera ser colocada no Aluguel Social e não tem como custear o exame. O dinheiro arrecadado será usado para pagar a ressonância magnética, além de custos com viagem e outros exames que poderão ser necessários. Os pais farão uma prestação de contas nas redes sociais para esclarecer como o valor foi utilizado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Menino precisa de respirador de R$ 11 mil

Como ajudar

Depósitos em dinheiro podem ser feitos na conta-poupança da mãe, na Caixa Econômica Federal, agência 0500, Operação 013, conta 00113228-8, CPF 02011307007, em nome de Simone da Silva Teles Pontel. O contato com a família pode ser feito pelos telefones (51) 9 9299 4440 ou (51) 9 8934 0093. Uma rifa também está sendo organizada para a campanha em prol de José Samuel.

LEIA TAMBÉM: Campanha Ame Juju realiza ações online; saiba como ajudar

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.