Categories: Regional

Família luta por leito em hospital de Porto Alegre para menino com epilepsia

A luta do pequeno Kauê Petrick da Cruz, de 5 anos, continua. O menino, que sofre de autismo e epilepsia, está internado desde o último sábado, 16, no Hospital Santa Cruz. A mãe, Angélica Pinheiro, conta que o número de convulsões do garoto aumentou significativamente nos últimos dias, o que necessitou internação.

“Antes ele tinha de oito a dez por dia e agora chega a ter 30.” Por conta do agravamento da situação, o neurologista que atende Kauê teria encaminhado-o para tratamento em Porto Alegre, onde teria mais recursos. No entanto, a família ainda não conseguiu leito para o santa-cruzense. 

Angélica explica que a esperança está em conseguir um tratamento diferenciado no Hospital de Clínicas ou no Hospital São Lucas da PUC para amenizar as convulsões. “Quanto mais convulsões, mais agravam os problemas no cérebro. Essa é a minha preocupação como mãe. Enquanto não pararem as convulsões, não tem jeito dele melhorar. Mas eles não nos dão previsão para liberar leito.”

Publicidade

LEIA MAIS: Família pede ajuda para pagar remédios de menino com epilepsia

Segundo a mãe, devido às convulsões, o menino sofreu atrofia cerebral. “E por causa disso, o intestino dele não funciona mais, ele não consegue caminhar e nem comer ou beber algo porque se afoga. Ele está usando uma sonda”, comenta Angélica. Há duas semanas o garoto começou a usar remédio à base de Canabidiol, o que pode ajudá-lo daqui para frente. 

De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Santa Cruz, o caso de Kauê não seria de urgência. “Todos os dias são feitas solicitações de leitos em hospitais de referência. Essas solicitações são feitas a Central de Leitos do Estado, com sede em Porto Alegre, que direciona de acordo com a urgência e distância”, informa o HSC.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.