A propriedade de Írio Frey investiu cerca de R$ 3 milhões em um novo sistema de ordenha robotizada, em Linha Cecília, no interior de Venâncio Aires. A família fez a construção de um galpão de 75 metros de comprimento por 38 metros de largura, com capacidade para 140 animais, totalizando 2.948,94 metros quadrados de área. Dentro de toda a estrutura, iniciada em janeiro do ano passado, está o Compost Barn, um grande estábulo com cama de serragem em compostagem e o sistema de ordenha com dois boxes.
LEIA MAIS: Produção de leite cai quase pela metade por causa da seca
Atualmente, a produção é de aproximadamente 600 mil litros por ano com 76 matrizes da raça holandesa. Sob a administração de Marina Frey, filha do proprietário, a expectativa é de que se atinja, com o novo processo robotizado, cerca de 4 mil litros por dia com 140 matrizes em ordenha. Marina é bióloga por formação, trabalhava no departamento financeiro de uma universidade e residia no centro de Venâncio Aires. Decidiu no início do ano retornar para casa e dar sequência na tradição da família.
Publicidade
O produtor Irio José Frey, de 64 anos, explica que o avanço na propriedade apenas ocorreu a partir da decisão da filha Marina, que decidiu retornar e assumir os negócios. Já para a Marina, 32 anos, o pai é um visionário, um homem com pensamentos para a frente. “Desde criança, a gente sempre ajudou em tudo aqui. Muita gente, quando chega, se admira por eu ser mulher e estar na lida, na ativa. E isso no agronegócio está cada vez mais forte”, afirma. “São os 365 dias do ano junto com as vacas, não tem hora, faça chuva, sol ou frio.”