O 17º Encontro da Família Dockhorn acontecerá no próximo dia 22, na sede campestre da Apae em Venâncio Aires (Rua Visconde do Rio Branco, 2.906, Cidade Alta). A programação prevê, entre 7h30 e 9h30, recepção e café. Das 9h30 às 10 horas haverá as boas-vindas aos participantes e, das 10 horas às 10h30, celebração e bênção. A partir das 11h45 será servido almoço, com início da reunião-dançante, com a tradicional polonaise, às 14 horas.
As reservas de almoço custam R$ 50,00 até o dia 19 de abril. Após essa data, saem por R$ 60,00. Confirmação pelos telefones/WhatsApp (51) 99938 7867 (Laurete Schneiders) e (51) 99541 1163 (Rosane Schmidt).
LEIA TAMBÉM: O legado regional da família Da Rosa vai ser contado em livro
Publicidade
A família Dockhorn tem a história registrada no livro “Genealogia e história do imigrante Johann Friedrich Dockhorn (João Frederico) e seus descendentes 1825 – 1988”, elaborado por Avelino Dockhorn, já falecido, que dedicou anos de sua vida na busca por dados para a concretização do trabalho.
Johann Friedrich nasceu em 18 de outubro de 1799 em Hettstedt bei Eisleben, na Saxônia, hoje pertencente à Alemanha, filho de Johann August e de Johanna Dockhorn. Desde cedo compreendeu e sofreu as consequências da guerra que, provavelmente, foi o motivo para decidir pela emigração para o Brasil.
Em fins de 1824, como colono e de profissão curtidor, Johann Friedrich resolveu buscar vida nova no Brasil. Ele veio no transatlântico Karolina, barco a vela de três mastros, saindo do porto de Hamburgo. Quando chegaram ao Rio de Janeiro, os imigrantes foram recebidos por D. Pedro I e a imperatriz Leopoldina, que, por ser austríaca, serviu de intérprete. Essa foi a sexta leva de imigrantes procedentes da Alemanha a chegar no Brasil. Depois, a viagem seguiu rumo a Porto Alegre e, depois, a São Leopoldo, com a chegada em 21 de maio de 1825.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Rodrigo Breunig traduz o mundo na literatura
Johann Friedrich casou com Anna Juliana Tatsch em 10 de fevereiro de 1828. O casal teve 11 filhos: Maria Catharina (casada com Johann Nicolau Scheid); Maria Dorothea (casada com Adam Napp); João Carlos (casado com Carolina Wentz); Suzana (casada com Rudolf Scimmelpfennig Von de Oye); Friedrich (sem descendência); João Pedro (casado com Luiza Niederauer); Jacob (casado com Claudina Brett); Johann Georg (sem descendência – morreu na Guerra do Paraguai); Guilherme Carlos (casado com Isabel Kummel); Johann Nicolau (casado com Catharina Elisabetha Stamm) e Jacob August (sem descendência).
LEIA TAMBÉM: Carlos Trein Filho: um nome na história
Publicidade
Os organizadores do Encontro da Família Dockhorn, em sua maioria, são descendentes de Johann Nicolau, que nasceu em 31 de agosto de 1849 em São José do Hortêncio. Ele participou como soldado da Guerra do Paraguai, em 1865. Casou-se com Catharina Elisabetha Stamm em 19 de junho de 1878, em Fazenda Mariante, São Sebastião do Caí. Depois de ter a propriedade invadida e saqueada diversas vezes na época da Revolução de 1893, decidiu vender as suas terras e comprou outras em Santa Cruz do Sul.
O casal Johann Nicolau (ou João Nicolau) e Catharina Elisabetha teve 11 filhos: Carlos (casado com Emília Zappe); Heinrich (faleceu com 18 dias de vida); Emílio (casado com Matilde Ullmann e nas segundas núpcias com Liselotte Farsen); João Frederico (casado com Elisabetha Gass e nas segundas núpcias com Alma Berger); Hulda Elisabetha (casada com Adam Cristian Bender); Reinoldo (casado com Luiza Bencke); Herminia (casada com Adolfo Ullmann); Amalia (casada com Peter Stiegelmeir); Malvina (casada com João Nicolau Meurer); Germano (casado com Paula Henn) e Alfredo (casado com Elisabetha Bender).
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!