Em ritmo de solidariedade e cultura gaúcha, o grupo voluntário Formiguinhas Solidárias realizou uma mateada na tarde desse domingo, 3. A atividade ocorreu em favor da família vítima de um incêndio no mês de julho, no Bairro Faxinal, onde houve perda total da residência. O evento, em parceria com o CTG Rincão da Alegria, reuniu dezenas de pessoas e contou com arrecadação de alimentos não perecíveis, brechó, venda de lanches e apresentações artísticas. A erva-mate foi distribuída pela Ervateira Sabor Amigo.
Além da atividade, o grupo realizou a venda do galeto solidário pela manhã, que tinha como acompanhamentos arroz, massa, maionese e salada de repolho. De acordo com a presidente das Formiguinhas Solidárias, Zoraia Pereira, foram vendidas cerca de 350 unidades. “Nós só temos que agradecer às pessoas que adquiriram o almoço e participaram da nossa mateada em prol dessa família. E também às Formiguinhas, que atuam na questão solidária.”
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Cavaleiros da Integração saem em busca da Chama Crioula
Publicidade
Um dos pontos altos da mateada foram as apresentações das invernadas artísticas dos CTGs Rincão da Alegria, Tropeiros da Amizade e Estância Alegre. Os grupos protagonizaram um momento de integração durante o evento, no mês em que os gaúchos celebram a Semana Farroupilha. “Nós vimos, por intermédio dos tradicionalistas, uma possibilidade de alcançar essa mobilização para que conseguíssemos ajudar essa família”, afirmou Zoraia.
O coordenador dos festejos farroupilhas de Santa Cruz do Sul, Jacson Fabiano Franco, exaltou a importância da integração entre os CTGs. “Ajuda a nos fortalecer dentro do tradicionalismo e também é um elo com a comunidade. Seria interessante que outras entidades seguissem esse exemplo”, comentou. Também ressaltou a ação social que, segundo ele, é de grande valor dentro do tradicionalismo. “É uma das finalidades que nós temos. A própria carta de princípios cita isso.”
Motivação para seguir em frente
Eduardo Santos e Paula Santos, mãe e filho integrantes da família que perdeu a residência no Bairro Faxinal, também fizeram parte do dia de atividades. Em meio à emoção, Paula agradeceu pelo auxílio de todos. “Já recebemos ajuda de muitas pessoas com roupas e alimentos. Agora, esse valor arrecadado será para a construção do novo telhado da casa”, contou a moradora.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Expointer supera edição passada e alcança R$ 8 bilhões em negócios
Eduardo também demonstrou gratidão pela atitude solidária. “Quando acontece algo ruim em nossas vidas, não esperamos que vá ocorrer algo bom depois. Tivemos que raciocinar muito, mas o que nos conforta é essa ajuda”, disse. Ainda conforme Eduardo, sua motivação diária é saber que a família pode contar com pessoas boas que estão dispostas a ajudar quando possível. “É isso que nos faz seguir em frente”, salientou.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!