A equipe do quadro “Café na Roça” foi até Lagoa Bonita do Sul, na manhã desta segunda-feira, para falar sobre a “menina dos olhos” da família Busatto. Apresentado pelo repórter Vinícios Rech, o quadro do programa Giro Regional foi até a propriedade de Jocelei Busatto para falar sobre a soja, o grão de ouro que mais valoriza na região. Ao todo, são 2.200 hectares da cultivar plantadas em Lagoa Bonita do Sul, Sobradinho, Passa Sete, Lagoão e Cachoeira do Sul. Busatto explica que há muito trabalho para cultivar a soja. “Estou na lida desde 1978, muita coisa mudou. A tecnologia, por exemplo, só tem ajudado”, comenta.
Entretanto, conforme Busatto, as chuvas do último final de semana podem prejudicar um pouco a cultura. “Esse chuva calma encharca os grãos e pode demorar a secar. Torcemos pelo frio com sol, a partir de agora”, comenta. Além de muito conhecimento no cultivo da soja, Busatto transmitiu também sua indignação quanto as estradas para o escoamento da safra. “Nossa rodovia é uma vergonha. Agora que a gente trabalha sempre com os caminhões e colheitadeiras é possível perceber as dificuldades de quem trafega diariamente nesses trechos. A ERS-400 é a principal rodovia que liga a nossa região a outros centros e como está desse jeito”, questiona.
Jocelei também deixou uma dica aos produtores de soja. De acordo com ele, é muito necessário que se avalie o mercado. “Eu estou de olho sempre nas cotações, no mercado nacional e internacional. Sabe-se que pode haver uma quebra de safra no exterior, assim como também está ocorrendo em Mato Grosso, então é possível que o grão seja muito valorizado este ano”, explica.
Publicidade