Situação que atrapalha os agendamentos via SUS e tira vagas de quem precisa, as faltas a consultas médicas na rede pública de saúde estão em queda em Santa Cruz do Sul. Dados da Central de Regulação e Agendamento indicam que, ainda em dezembro de 2015, 172 pessoas deixaram de comparecer ao atendimento marcado, resultando em uma abstenção de 11%. Um ano depois, em dezembro de 2016, o número caiu para 51 faltas (abstenção de 4%). Positivo, o índice representa queda de 70% nas ausências. Dados do Ministério da Saúde indicam que, enquanto a média nacional de abstenções é de 30%, em Santa Cruz, ela alcança só 12%.
Conforme a secretária da Saúde, Renice Vaccari, uma das razões para a diminuição de ausências nas consultas eletivas é o trabalho da pasta no sentido de relembrar os pacientes. “Passamos a fazer telefonemas mais frequentes. Agora o paciente é lembrado 15 dias antes da consulta e relembrado dois dias antes.” Se, em alguma dessas ligações, o usuário do SUS informar que não poderá comparecer, imediatamente o próximo da fila é contatado para não deixar a agenda do médico vazia.
Outra medida adotada junto às Estratégias de Saúde da Família (ESFs), segundo o ouvidor da Secretaria da Saúde, David Nóbrega, é a notificação dos moradores locais por meio dos agentes da saúde. “Buscamos não deixar ‘buracos’ entre os atendimentos, pois sabemos que as consultas são bem concorridas e, dependendo do caso, demoram mais de mês para acontecer”, afirma.
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Nóbrega também salienta que é preciso bom-senso. “É um trabalho de educação. As pessoas precisam entender que se marcarem e não comparecerem, estarão tirando o lugar de outra que precisa. Por isso sempre buscamos comentar isso durante os atendidos.” Além do esquecimento, outros fatores que contribuem para a abstenção são fenômenos climáticos que dificultam o deslocamento, como chuva e até o frio.
Como funciona
O processo para marcar consultas eletivas via SUS começa na Atenção Básica. Ao ser constatada a necessidade de atendimento especializado, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) encaminha a demanda via sistema para a Central de Regulação e Agendamento (antiga Casa). Após essa etapa, o atendimento é agendado e os próprios funcionários da ESF entram em contato com o paciente.
A exceção são marcações urgentes, com até 48 horas entre agendamento e comparecimento. Nesses casos, é a própria regulação que procura o paciente. Segundo David Nóbrega, o que atrapalha o contato com os pacientes, muitas vezes, são as trocas frequentes de números de telefone. “Pedimos que as pessoas mantenham sempre os seus cadastros atualizados.”
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AUSÊNCIAS
De todas as especialidades disponibilizadas, a traumatologia e a dermatologia foram as que reuniram o maior número de ausências: 359 e 304, respectivamente. O número corresponde ao período de dezembro de 2015 a dezembro de 2016.
Veja o número de faltas por especialista
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Traumatologista 359
Dermatologista 304
Neurologista 238
Gastroenterologista 211
Cardiologista 193
Endocrinologista 151
Oftamologista 141
Otorrinolaringologia 94
Pneumologista (pediátrico) 64
Cirurgia vascular 64
Cirurgião torácico 60
Proctologista 56
Urologista 46
Reumatologia 33
Pneumologista 39
Neuropediatria 26
Cirurgião plástico 25
Cirurgião geral 12
Hematologia 11
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